O Rock in Rio, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 2 e 11 de setembro, será um dos primeiros megaeventos no Brasil para se conhecer o potencial da recém ativada rede 5G. Durante os sete dias, a TIM terá cobertura com essa tecnologia em todo o local do evento. O 5G suporta mais acessos simultâneos que o 4G, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo, com qualidade de navegação.
Espera-se um público total de 700 mil pessoas durante os sete dias do festival. De acordo com o CEO da TIM, Alberto Griselli, a estimativa é que 10% do tráfego de rede no evento aconteça na quinta geração. Para ele, o Rock in Rio será uma vitrine importante para a tecnologia.
Ingresso digital
O festival de música e entretenimento usará bilhetes totalmente digitais pela primeira vez, em parceria com a Ingresso.com, substituindo as pulseiras das edições anteriores. Ele só poderá ser acessado pelo smartphone, por meio de carteira digital do Google ou Apple, ou Apple Watch. Qualquer outra forma não será aceita. A nova tecnologia garante segurança contra cópias, já que cada ingresso é rastreável, com um código especial, além de ter bloqueio contra utilização duplicada.
Quem comprou ingresso deve transferi-lo às carteiras Apple Pay ou Google Pay com antecedência, seguindo as instruções que estão na aba Rock in Rio do site www.ingresso.com, ao acessar a conta em que o bilhete foi comprado. O acesso deve ser feito pelo smartphone em que o ingresso será utilizado. Ele poderá ser validado por NFC ou QR code. Pelo site, também é possível transferir o ingresso a outra pessoa.