A Índia é o primeiro mercado do mundo a ter uma experiência de compra fim a fim dentro do WhatsApp (Android, iOS). O mercado digital Jiomart agora oferece essa possibilidade através da sua conta oficial dentro do app de mensageria. Conversando com um robô da loja, o usuário navega pelo catálogo de produtos, adiciona itens ao carrinho de compras e, ao final, consegue pagar pelo WhatsApp usando a sua conta no sistema de pagamento instantâneo indiano, o UPI (Unified Payments Interface), equivalente ao Pix brasileiro.
A novidade foi apresentada pelo head do WhatsApp na Meta, Will Cathcart, em uma publicação no Twitter (veja abaixo). No vídeo de demonstração, é possível acompanhar a jornada de um consumidor comprando na Jiomart sem sair do WhatsApp.
Today @JioMart is LIVE on @WhatsApp with our first end-to-end shopping experience. You can browse products, add your items to your cart, and make your payment — all within a WA chat!
Excited about the opportunities this opens up for businesses to build experiences on WhatsApp! pic.twitter.com/VkpH6OQleO— Will Cathcart (@wcathcart) August 29, 2022
Análise
O WhatsApp tentou lançar seu sistema de pagamento in-app no Brasil em meados de 2020 mas foi desautorizado pelo Banco Central em razão da iminência da chegada do Pix, que viria a ser lançado em novembro daquele ano.
Alguns meses depois que o Pix chegou, o BC permitiu que o WhatsApp lançasse a funcionalidade de transferência de valores entre pessoas através de cartões de débito. O WhatsApp adotou uma solução da Cielo para o processamento do pagamento e fechou acordo com diversos emissores para permitir o cadastramento dos cartões.
Desde então é aguardada a autorização do BC para que o WhatsApp permita o cadastro de cartões de crédito e a realização de pagamentos de pessoas físicas para contas de estabelecimentos comerciais, o que viabilizaria a experiência de chat commerce fim a fim dentro do app. Também é aguardada a integração do WhatsApp com o Pix.
Enquanto isso não acontece, os varejistas buscam outras alternativas para vender através do canal, geralmente enviando um link de pagamento dentro da conversa, levando o consumidor a um site externo para concluir a compra. O processo, porém, seria mais fluido se pudesse ser concluído inteiramente dentro do WhatsApp.
Além de não haver uma previsão de quando será possível fazer uma compra fim a fim dentro do WhatsApp, não está claro como será o modelo de negócios, ou seja, se será cobrada alguma taxa dos comerciantes e de quanto ela seria.
O WhatsApp é hoje o aplicativo mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones brasileiros e presente na home screen de 54% deles segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.