As vendas consistentes de smartphones – por conta do lançamento do Mate 60 Pro – e a unidade automotiva foram os responsáveis pelo bom resultado da Huawei no primeiro semestre de 2024. Seu lucro líquido chegou a 54,9 bilhões de yuans (US$ 7,7 bilhões), incremento de quase 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando alcançou 46,6 bilhões de yuans (US$ 6,56 bilhões).
Já a receita aumentou 34,3%, para 417,5 bilhões de yuans (US$ 58,81 bilhões).
A empresa colaborou com montadoras por conta da sua tecnologia de direção autônoma e recentemente recebeu investimento da empresa de veículos elétricos Avatr Technology.
Sem mais detalhes e em um documento separado, a Huawei comentou que os negócios de infraestrutura de TIC, nuvem e energia digital permaneceram estáveis. E não houve nenhum comentário sobre gastos em pesquisa e desenvolvimento ou dos demais negócios da empresa chinesa.
Recentemente, a Huawei fechou um acordo com a BYD para usar seu sistema de direção autônoma no utilitário Bao 8, da submarca FangChengBao, de carros elétricos 4×4.
Vale dizer que o conglomerado chinês não lança resultados financeiros ao longo do ano auditáveis, mas apresenta um balanço no fim do ano fiscal mais detalhado.
Huawei aumenta vendas de smartphones na China
De acordo com a IDC, a Huawei passou a ser a segunda OEM no mercado chinês no segundo trimestre deste ano, perdendo somente para a vivo. O crescimento aconteceu após o lançamento do Mate 60 pro, em agosto de 2023, alcançando market share de 18,1% e com aumento de 50% ano contra ano nas remessas de dispositivos.