A L’Oréal Brasil, com o suporte da sheerME (Android, iOS), está testando um aplicativo que conecta clientes a salões de beleza. Chamada de Sal(ON), a plataforma é gratuita e, por meio de inteligência artificial, oferece uma série de funcionalidades. Além de facilitar e digitalizar o processo de agendamento, ela auxilia os salões na gestão dos atendimentos, desenvoltura do negócio e estratégias de marketing. Sua base é o app sheerME Pro, sendo assim, ela também tem integração com Google, Meta e Uber, o que descarta a necessidade de baixar a ferramenta.

Lançado neste mês como projeto-piloto, o app foi disponibilizado para cem salões de beleza parceiros da marca de cosméticos, sendo a maioria das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para incentivar o uso, a empresa de produtos de beleza disponibilizou R$ 50 na carteira virtual da sheerME. Válido até o final de setembro, o benefício é usado para abater o valor do procedimento capilar.

As empresas desejam aprimorar o aplicativo conforme seu uso e o feedback do público. O intuito principal é que se torne um superapp, digitalize o mercado de serviços oferecidos por salões e supra a carência de dados do setor, até para fornecer uma jornada mais personalizada para os clientes.

No momento, as marcas desejam educar o segmento de serviços ofertados por salões de beleza. “Nesta primeira fase queremos que o dono do salão saiba que existimos, que há uma plataforma que possibilita o comércio de produtos de beleza e estabelece conexão com o consumidor”, conta o fundador e CEO da sheerME, Miguel Alves Ribeiro. Futuramente, a L’Oréal e a desenvolvedora pretendem disponibilizar a ferramenta para todo o Brasil e até para outros países em que a marca de produtos de beleza opera.

Dinâmica de funcionamento

Dentro do aplicativo, o usuário final pode pagar pelo serviço. Parte deste pagamento é uma comissão para as criadoras do Sal(ON) e o restante fica com o salão responsável. Além disso, há cashback para qualquer procedimento. A proposta é entregar algo semelhante aos formatos de Uber, iFood e Booking.com. Segundo Ribeiro, as soluções que são oferecidas aos salões de beleza são focadas apenas em gestão, além de serem segmentadas e cobrarem mensalidade.

Para os consumidores, a ferramenta recomendará produtos, com base no tipo de cabelo e, dependendo, no procedimento que foi realizado anteriormente no salão. Inicialmente, o Sal(ON) contará com um marketplace apenas de produtos da L’Oréal. No entanto, a tendência é que isso se amplie com o avançar do tempo. “É mais simples começar com a L’Oréal pelo fato de existir uma integração entre ela e os seus salões parceiros, o que facilita identificar quais são os produtos ofertados nesses estabelecimentos”, explica o CEO.

sheerME no Brasil

Há pouco mais de um ano no país, a empresa já colhe frutos e valoriza o potencial do seu aplicativo. “O Brasil é o nosso mercado de bem-estar e beleza. As pessoas daqui se cuidam muito e a marca tem ficado mais consolidada”, destacou Ribeiro. De acordo com ele, a empresa entende que o crescimento no país é rápido e que, pela alta demanda, a empresa fará outros ajustes em sua aplicação, para atender especificamente o mercado brasileiro. Nos próximos anos, ela dedicará entre R$ 40 milhões a R$ 50 milhões para o Brasil e almeja se tornar a ferramenta mais utilizada dentro de um ano e meio a dois.

Atualmente, a sheerME tem 20 categorias diferentes para integrar profissionais a clientes. Entre os usuários brasileiros, os serviços mais contratados até o momento, em 2024, são: beleza, com 67%; wellness (22%) e fitness (11%). Em torno de 41% dos agendamentos são feitos fora do horário comercial e eles são confirmados de maneira imediata. Além disso, por volta de 67% dos consumidores preferem pagar de forma online, através do Pix, cartão de crédito ou wallet, embora exista a possibilidade de efetuar pagamento no próprio estabelecimento.

Em relação à forma como as pessoas chegam à solução, boa parte delas é por aplicativo (60%), seguido pelo Google (30%) e apenas 10% pelo próprio site da empresa. Um fator que chamou a atenção de Ribeiro, desde a chegada da empresa ao Brasil, foi a antecedência e a frequência de procedimentos.

“Diferentemente de Portugal, aqui as mulheres agendam no primeiro dia do mês tudo que precisam fazer ao longo dele. É como se elas definissem um orçamento”, observa. Além do país lusitano e o Brasil, a sheerME tem escritório na Espanha desde julho deste ano. Como próximos passos a companhia quer entender melhor as especificidades de cada estado brasileiro para então pensar em expandir sua atuação para outros países da América Latina.