A família de smartphones Nexus, da Google, ganhou este ano dois novos membros, o Nexus 5X, fabricado pela LG, e o Nexus 6P, da Huawei. A principal diferença está no tamanho: o primeiro tem 5,2 polegadas e o segundo, 5,7 polegadas. É a primeira vez que a Google anuncia dois Nexus ao mesmo tempo, seguindo aparentemente o mesmo caminho da Apple, que desde o ano passado optou por trabalhar com dois tamanhos de iPhone lançados em conjunto.
Há ainda outras diferenças importantes quando comparadas as especificações dos dois Nexus. O 5X tem 2 GB de RAM e o 6P, 3 GB. O processador do primeiro é um quadcore de 1,44 GHz e um dualcore de 1,82 GHz e o segundo tem um quadcore de 1,55 GHz e um dualcore de 2 GHz. A bateria também é diferente: 2700 mAh no 5X e 3450 mAh, no 6P. A tela do 5X é Gorilla Glass 3 e o do 6P, Gorilla Glass 4. Enquanto o 5X tem apenas duas opções de memória interna (16 e 32 GB), o segundo tem três (32, 64 e 128 GB). Os preços variam de acordo com a memória interna e começam a partir de US$ 379 para o 5X e US$ 499, para o 6P. As pré-vendas foram abertas nesta terça-feira, 29, na Google Store nos EUA, Reino Unido, Irlanda e Japão.
Câmera, USB Tipo C e leitor de digital
As principais novidades, contudo, são as mesmas nos dois aparelhos. A primeira delas é a presença de um leitor de impressão digital na traseira dos devices, o que a Google considera mais ergonômico para o usuário. Em vez do dedão, é usado indicador para a identificação.
Outra novidade é a entrada USB com conector tipo C, que consegue recarregar o celular de maneira muito mais rápida, além de ter a vantagem de ser igual dos dois lados (ao contrário do conector mini-USB atual).
A câmera traseira, por sua vez, tem 12 MP de resolução, mas o grande avanço é o tamanho do pixel, agora com 1,55 µm, o que aumenta a absorção de luz. De acordo com a Google, esse é um tamanho de pixel usado em câmeras profissionais, maior que aquele presente em qualquer smartphone no mercado.
Por fim, como já é uma tradição, os dois novos Nexus são os primeiros aparelhos com a última versão do Android, a 6.0, conhecida como Android Marshmallow.