A Chevrolet registrou um aumento de 35% para 90% no percentual de veículos que saem de fábrica equipados com o sistema de conectividade OnStar ano contra ano. A expectativa é que, até dezembro, haja mais de 500 mil automóveis conectados com esse serviço ativo no País.
Os números foram apresentados nesta sexta-feira, 28, em São Paulo, junto com a Nova Silverado. O veículo é compatível com o sistema Google Built-In, que dispensa o uso de um smartphone para poder acessar aplicativos, e vem com a assistente de voz Alexa. Com a tecnologia do Google, é possível realizar a conexão com residências inteligentes, como, por exemplo, fechar o portão da garagem ou acender as luzes da casa antes de entrar. Além disso, o motorista consegue se informar sobre a previsão do tempo, ou pedir para ligar o ar-condicionado e outras informações mais específicas, podendo continuar um diálogo, a partir do comando de voz para a assistente virtual.
O carro da Chevrolet vem com antenas externas amplificadas, potencializando um sinal de Internet mais potente. Até sete aparelhos podem ser conectados ao roteador simultaneamente, com distância de até 15 metros. A conectividade do OnStar é provida pela Claro.
A OnStar é uma subsidiária da General Motors (GM) que fornece assinatura de serviços de conectividade para os carros da montadora. Os principais são: auxílio na recuperação veicular; serviços de emergência; assistência em caso de pane; comandos remotos; atualização de sistemas eletrônicos via Internet; localização em tempo real; status dos principais sistemas do veículo; alertas de diagnóstico; nível da bateria e pontos de recarga (EVs) para veículos elétricos; notificação de manutenção para a concessionária e parâmetros de condução com dicas de direção.
Serviços de segurança
Os serviços OnStar funcionam todos os dias da semana, durante as 24 horas do dia. Entre eles está o atendimento humano, acionado de dentro do carro, e que inclui uma célula especializada em emergências. Além disso, sensores no carro são capazes de identificar uma colisão mais grave e informar o local exato da ocorrência à central de atendimento, para que ela providencie o resgate, se necessário. O contato com os ocupantes é feito por meio de uma linha telefônica própria do automóvel.
Ao todo, são feitos 60 mil atendimentos por mês, dos quais 60 são de acidentes acionados pelo botão SOS, em que o usuário faz a ativação, e outros 30 são atendimentos de acidentes, acionados automaticamente pelos sensores.
Outro serviço disponibilizado para os automóveis da Chevrolet é o auxílio na recuperação veicular em caso de roubo. Ele registra 90% de resultados positivos. Ao identificar uma situação de arrombamento, é feito um alerta imediatamente para a central de atendimento, que verifica a situação junto ao proprietário. Com sua devida autorização, o OnStar passa a monitorar o deslocamento do automóvel para compartilhar a informação exclusivamente com as autoridades. Os comandos, como limitar a velocidade e bloquear o motor, podem ser enviados via Internet para facilitar o trabalho da polícia também em caso de furto.
App myChevrolet
Os carros conectados da Chevrolet são acompanhados pelo aplicativo myChevrolet (Android, iOS), que disponibiliza ferramentas como: localização do veículo, agendamento de serviço, check-up eletrônico, status de carga da bateria de EVC, alerta de diagnóstico, condução inteligente e comandos remotos.
Por meio do app, o usuário pode comandar funções do veículo à distância, como acionar a ignição ou ligar o ar condicionado do veículo. Também é possível realizar um diagnóstico eletrônico para obter informações sobre a pressão dos pneus, o status dos principais sistemas e o nível de combustível – ou da carga da bateria no caso dos veículos elétricos. O myChevrolet também permite consultar a localização instantânea e determinados parâmetros de condução, com dicas de direção.
Atualização da tecnologia
O OnStar está presente em modelos como o Onix e até no elétrico Bolt EUV. O próximo a recebê-lo será o Novo Spin, que ainda está em fase de desenvolvimento. A montadora já realizou mais de 650 mil operações de atualizações no sistema nos últimos quatro anos no Brasil.
O gerente de engenharia eletrônica da GM na América do Sul, Fernando Brito, fez uma demonstração de atualização no Novo Spin. É bem semelhante àquela de um celular: uma mensagem é disponibilizada na tela do painel central do automóvel, podendo ser feita a instalação ou agendar um lembrete para fazer em outro momento. Se o usuário decidir “instalar agora”, é necessário aguardar cerca de 10 minutos para completar a atualização do novo sistema operacional, para o carro poder ser ligado novamente. “Nesse momento, é sempre importante que o carro esteja em um lugar seguro”, sugere.
Planos
Os automóveis da Chevrolet que contam com o sistema OnStar ganham um período estendido de gratuidade para experimentação dos serviços. Ao todo são quatro planos: Standard; Protect; Connect; Protect & Connect. Os valores e os conteúdos de cada um deles estão disponíveis em uma página específica do site da Chevrolet. Os benefícios podem variar conforme o modelo e a versão do veículo.
Como complemento ao OnStar, os carros produzidos desde março já saem de fábrica equipados com o meio de pagamento automático Sem Parar, em que o cliente tem direito a 12 meses de mensalidades gratuitas, pagando apenas o consumo.