A rede de hotéis Accor está usando inteligência artificial para combater o desperdício de alimentos. A ideia é instituir uma metodologia comum para medir e estabelecer melhores práticas que poderão ajudar na mitigação do desperdício alimentar. Para isso, uniu-se a três startups que ajudarão o grupo a atingir a meta de redução de desperdício de alimentos em 50% até 2030 com IA. As startups são: Winnow Vision, Orbisk e Fullsoon.
A Winnow analisa e reconhece visualmente os excedentes alimentares para obter dados detalhados sobre sua quantidade e tipo. Com isso, as equipes podem fazer ajustes nos menus para reduzirem o desperdício. Atualmente, 100 hotéis estão usando a solução, entre eles o Novotel London Excel, que reduziu o desperdício em 39%, ou 12 toneladas em um ano, e o Fairmont Jakarta, que, de acordo com o grupo, reduziu em 16%, ou 1,6 tonelada, no mesmo período.
Ao escanear as sobras de comida nos pratos, a Orbisk usa inteligência artificial para obter dados sobre quantidade e o tipo de alimento que está sendo jogado fora. Com isso, as equipes podem ajustar cardápios e, efetivamente, reduzir o desperdício. A solução é usada no Sofitel The Palm, em Dubai, onde houve redução do desperdício de alimentos em 13% em cinco meses, o que corresponde a quatro toneladas por ano. Já o Novotel Amsterdam Schiphol Airport chegou a reduzir em 35% o desperdício de comida, o equivalente a oito toneladas em dois anos.
A solução de gestão preditiva da Fullsoon estima o número de clientes hospedados nos hotéis da rede Accor, os pratos que serão pedidos e a quantidade de ingredientes para prepará-los.
O Grupo Accor possui 5,5 mil hotéis e 10 mil locais de alimentos e bebidas, que servem 200 milhões de refeições anualmente em todo o mundo.