Daniel Nino, piloto de corrida – da Copa HB20 – é também empreendedor. Não à toa, é cofundador e diretor de vendas da Auto Avaliar, uma plataforma que oferece solução para compra, venda e gestão de veículos usados. Voltado para concessionárias e lojas de aluguel de carros, ou seja, para o mercado B2B, a ferramenta está presente em 70% das concessionárias de todo o Brasil, o que significa 3,5 mil concessionárias, usa machine learning e tem entre suas funcionalidades a possibilidade de se fazer a avaliação do automóvel de forma digital, por meio de fotografias.

Como funciona

O carro do cliente que deseja trocar seu usado por um carro novo é avaliado na concessionária com o app da Auto Avaliar. Nele, o funcionário fotografa o veículo, insere as informações detalhadas da avaliação e o preço é determinado pela plataforma. Ao todo, são feitas, em média, 200 mil avaliações por mês.

Em seguida, o veículo pode: fazer parte do estoque de vendas de seminovos daquela concessionária; estar disponível em portais de e-commerce ou na plataforma online da própria Auto Avaliar.

O aplicativo usado pelos funcionários das concessionárias possui 52 mil usuários ativos.

IA

Para que o avaliador tenha um preço justo pelo carro, a Auto Avaliar desenvolveu uma metodologia própria e possui uma tabela diferente da FIP, a mais conhecida que sugere os preços dos automóveis.

A ferramenta funciona a partir da inteligência artificial embutida, que faz a identificação de dados pela foto. “A IA é capaz de ver que o carro tem um risco no para-choque, se está com alguma peça desalinhada”, explicou Nino em conversa com Mobile Time. Assim como os danos são identificados por meio do algoritmo, a precificação é também automática.

Depois da avaliação do automóvel, a plataforma sugere um preço mínimo, médio e máximo de venda. Vale dizer que essa tabela é referenciada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e usa os indicadores macroeconômicos da instituição, além dos dados transacionais acumulados da própria plataforma – ou seja, por quanto vendeu.

Em todo o País

Os carros comprados dentro da plataforma da Auto Avaliar podem ser de qualquer parte do Brasil, garante Nino. As próprias concessionárias fazem o traslado dos veículos.

“Criamos um certificado que garante que aquilo que o lojista comprou é exatamente aquilo que ele viu na avaliação. Os carros são analisados para que um lojista do Rio Grande do Sul possa comprar com total segurança de um lojista de Manaus, por exemplo, explicou Nino. E, normalmente a Auto Avaliar cota o frete e a loja usa o próprio transporte. “Mais de 40% das nossas vendas são interestaduais”, explicou o cofundador e diretor comercial da Auto Avaliar.

Nino explicou que cada cidade tem suas particularidades. Em São Luiz, por exemplo, as pessoas mais ricas da cidade compram BMW zero quilômetro, mas não há compradores para a BMW usada. “Então, nossos clientes anunciam no nosso portal e os lojistas da região sul compram”, exemplifica.

Atualmente, a empresa oferece veículos para entrega em até 90 dias porque há falta de automóveis no mercado. Para Nino, um reflexo da pandemia do novo coronavírus. “As pessoas estão procurando um meio de transporte individual para fugir do público. As montadoras pararam com as produções, houve uma alta do dólar, os insumos também subiram por conta disso e começou a haver uma alta demanda por carros. O estoque vai se regularizar. Ninguém estava prevendo uma alta demanda e uma mudança no comportamento do consumidor mas, por enquanto, é preciso esperar por 90 dias”, resumiu o executivo.

No exterior

Atualmente, a empresa está presente em mais cinco países além do Brasil: Argentina, Chile, Estados Unidos, México e Portugal. A expansão é feita basicamente com parceiros locais que entendem e já possuem os contatos do segmento automotivo e têm o relacionamento com as empresas.

Cobrança

Como modelo de negócios, a Auto Avaliar cobra uma comissão fixa de R$ 299 por cada carro comprado (o comprador desembolsa o montante) e cobra também uma mensalidade para o uso da plataforma.

 

 

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