O mercado global de smartphones sofreu uma queda de aproximadamente 5% no quarto trimestre de 2018. De acordo com dados preliminares divulgados pelo IDC nesta quarta-feira, 30, o volume de smartphone enviados ao varejo caiu de 394,6 milhões para 375,4 milhões na comparação ano a ano, sendo o quinto trimestre consecutivo de queda.
Com o resultado do quarto trimestre, a empresa prevê que o ano de 2018 registrará a maior queda da história no comércio de smartphones. Com um recuo de 4,1% nos handsets enviados ao varejo, a IDC acredita que o total de unidades do último ano foi de 1,4 bilhão de unidades.
Marca | 4Q18 Envios | 4Q18 Market share | 4Q17 Envios | 4Q17 Market share | Ano a ano |
1. Samsung | 70,4 | 18,7% | 74,5 | 18,9% | -5,5% |
2. Apple | 68,4 | 18,2% | 77,3 | 19,6% | -11,5% |
3. Huawei | 60,5 | 16,1% | 42,1 | 10,7% | 43,9% |
4. OPPO | 29,2 | 7,8% | 27,3 | 6,9% | 6,8% |
5. Xiaomi | 28,6 | 7,6% | 28,2 | 7,1% | 1,4% |
Outros | 118,4 | 31,5% | 145,3 | 36,8% | -18,5% |
Total | 375,4 | 100% | 394,6 | 100% | -4,9% |
Fonte: IDC Quarterly Mobile Phone Tracker, 30 de janeiro de 2019 |
Líderes na berlinda
Embora liderem o mercado global de smartphones, a Samsung e a Apple foram as empresas que mais sofreram queda entre os principais fabricantes no último trimestre de 2018. A sul-coreana registrou 70,4 milhões de unidades enviadas, 5,5% menos que os 74,5 milhões de um ano antes. Por sua vez, a norte-americana teve um recuo de 11,5%, ao registrar 68,4 milhões de unidades ante 77,3 milhões do quarto trimestre de 2017. Porém, ma comparação com o terceiro trimestre, a Apple cresceu bastante, pois tradicionalmente o último trimestre do ano é o seu melhor período do ano, por conta do lançamento dos novos iPhones. Assim, ainda que tenha diminuído as vendas na comparação com o mesmo trimestre de 2017, a fabricante norte-americana conseguiu retomar a segunda posição em market share, que havia perdido para a Huawei no meio do ano.
Com market share de 18,7%, uma queda 0,2 ponto percentual, a liderança da Samsung não foi abalada. Mas o IDC alerta que vale acompanhar se a companhia terá forças nos próximos anos para manter-se líder em um novo cenário com 5G. Enquanto isso, a Apple finalizou o último trimestre de 2018 com uma fatia do mercado de 18,2%, uma perda de 1,4 p.p em um ano, que é resultante do fraco desempenho dos novos iPhones X nos Estados Unidos e na China.
Somadas, Apple e Samsung têm 37% de fatia do mercado e 139 milhões de unidades enviadas. Contudo, as empresas perderam 1,6 ponto percentual de share e tiveram 26,4 milhões de handsets a menos, em relação ao quarto trimestre de 2017.
Chineses em crescimento
Por outro lado, as fabricantes chinesas Huawei, Oppo e Xiaomi cresceram em envios e market share e fecham o ranking dos cinco principais vendedores de smartphones. Mesmo com o imbróglio com o governo dos EUA, a Huawei teve um crescimento de 44% com 60,5 milhões de unidades enviadas no quarto trimestre de 2018, ante 42 milhões um ano antes. A Oppo subiu 6,8%, saltando de 27,3 milhões para 29,2 milhões. E a Xiaomi teve um incremento de 1,4%, ao passar de 28,2 milhões para 28,6 milhões.
Com uma fatia de 16,1% do mercado mundial de smartphones, a Huawei subiu 5,5 pontos percentuais devido ao sucesso de seu celular vendido fora da China e das vendas dos smartphones Honor, embora a China responda por metade dos handsets enviados ao varejo. A Oppo cresceu 1,1 p.p e chegou a 7,8% do market share, puxada pelas vendas na China, Índia e Indonésia, principalmente com handsets da série A. E a Xiaomi está com um sucesso relativo na Europa Ocidental com os celulares Redmi e as famílias Mi Mix, Max e Pro em desenvolvimento, com uma fatia de 7,6% e aumento de 0,5 p.p.
No acumulado, as três empresas têm 31,5% do mercado global de smartphones, um aumento de 7,1 pontos percentuais no quarto trimestre de 2018. Ao todo, Huawei, Oppo e Xiaomi enviaram ao mercado 118,3 milhões de handsets, 20,7 milhões a mais que um ano antes.