A Apple registrou receita total de US$ 124,3 bilhões no quarto trimestre de 2024, um incremento de 4% na comparação com US$ 119,6 bilhões de um ano antes. Se separados, os produtos são responsáveis por US$ 98 bilhões e os serviços, US$ 26,3 bilhões.
O lucro líquido também registrou incremento (+ 7%) no período, chegando a US$ 36,3 bilhões contra US$ 34 bilhões no 4T23.
Por outro lado, a receita na China teve queda de 11%, passando para US$ 18,5 bilhões contra US$ 20,8 bilhões no quarto trimestre de 2023.
Na coletiva sobre os resultados financeiros da Apple desta quinta-feira, 30, Tim Cook, CEO da companhia, informou que a empresa contava com uma base de 2,35 bilhões de dispositivos ativos, acima dos 2,2 bilhões de um ano atrás.
iPhone, Apple Intelligence e iPad
Apesar dos bons números, o iPhone teve uma leve queda nas vendas de 0,8%, para US$ 69,1 bilhões, enquanto um ano atrás a receita chegou a US$ 69,7 bilhões.
De acordo com Cook, as vendas do iPhone performaram melhor nos países em que a Apple Intelligence já está disponível. Vale dizer também que este é o primeiro trimestre completo com vendas de iPhone 16.
Atualmente, a IA generativa da fabricante está disponível somente em alguns países de língua inglesa e não está acessível na China ou em chinês.
Cook informou que a Apple Intelligence deve chegar a outros idiomas em abril, incluindo uma versão em chinês simplificado.
Por outro lado, o iPad registrou receita de US$ 8,1 bilhões, crescimento de 15% na receita de um ano atrás, quando chegou a US$ 7 bilhões.
Serviços
O segmento de serviços, que inclui App Store, iCloud e Apple Pay, também registrou um aumento na receita no quarto trimestre de 2024, chegando a US$ 26,3 bilhões, um incremento de 14% ano contra ano, quando os serviços chegaram a US 23,1 bilhões.
De acordo com o CEO da Apple a empresa tinha mais de 1 bilhão de assinaturas no fim de 2024, o que inclui assinaturas diretas para serviços como Apple TV+ e iCloud, bem como assinaturas para aplicativos de terceiros por meio do sistema App Store da empresa.
Wearables, home e acessórios
O segmento “outros produtos”, que inclui de relógios inteligentes, casa e acessórios (como AirPods, Beats e Vision Pro), teve queda de 1,7%, passando para US$ 11,7 bilhões contra US$ 11,95 bilhões de um ano antes.
Mac
Vale dizer que o Mac teve incremento de 15,5%, passando para US$ 9 bilhões de receita contra US$ 7,9 bilhões no quarto trimestre de 2024.
A divisão de computadores pessoas da empresa registrou seu melhor crescimento desde o quarto trimestre fiscal de 2022.