A demanda por soluções de mobilidade corporativa no Brasil está crescendo e uma prova disso são as projeções de empresas nacionais especializadas no ramo, como a MobilePeople, que espera dobrar seu faturamento este ano, alcançando uma receita de R$ 10 milhões. Em 2011, a companhia registrou faturamento de aproximadamente R$ 5 milhões.
João Moretti, presidente da MobilePeople, aponta dois setores como sendo aqueles que mais vêm demandando projetos: redes varejistas e utilities. As finalidades principais têm sido automação de força de vendas e gestão de serviços de campo. "A mobilidade permite maior controle de processos e gera um ganho de produtividade médio em torno de 30%", afirma o executivo, com base na experiência dos clientes da própria MobilePeople.
O foco da companhia tem sido o atendimento de grandes corporações através de aplicativos móveis nativos, principalmente em Android e iOS. "Apostamos em apps customizados. A demanda tem sido maior por Android, em razão do preço dos dispositivos, enquanto soluções em iOS ficam restritas para o alto escalão das empresas", relata Moretti.
Entre os clientes atuais da MobilePeople, Moretti cita o grupo Pão de Açúcar, cujos executivos acessam informações de seu sistema de BI nas telas dos smartphones. Outro cliente de grande porte é a Telefônica/Vivo, que adotou uma solução móvel para a gestão das equipes que fazem instalação de fibra óptica residencial.