Novas iniciativas de empresas de tecnologia para tentar mitigar os efeitos do novo coronavírus foram anunciadas. LG, iFood, GetNinjas e Ola Podcasts apresentaram novidades como doações de celulares e notebooks, fundo solidário, acesso gratuito a conteúdo e apoio ao consumidor. As ações juntam-se a outras medidas que a comunidade brasileira de TI vem realizando em combate à Covid-19 e de apoio ao isolamento social que ameniza os impactos da doença.
LG
A fabricante LG doou 300 equipamentos, entre celulares LG K40S e notebooks LG Ultra Slim, ao Hospital Albert Einstein de São Paulo nesta segunda-feira, 30. O intuito da ação é apoiar o time de mais de 1 mil pessoas que trabalharão nos 2 mil leitos de emergência da prefeitura de São Paulo. Os hospitais de campanha com esses leitos estarão instalados no Anhembi e no estádio do Pacaembu a partir da próxima quarta-feira, 1º.
iFood
Por sua vez, o iFood (Android, iOS) criou um segundo fundo solidário de apoio aos entregadores. Composto de R$ 1 milhão, o fundo será usado para apoiar entregadores que estão no grupo de risco da Covid-19, como pessoas com mais de 65 anos ou em condições de risco, como doenças pulmonares, doenças cardíacas, imunossupressão (inclui HIV), obesidade mórbida (IMC > 40), diabetes descompensada, insuficiência renal crônica e cirrose.
A companhia de delivery da Movile disponibilizou serviços de saúde com a AVUS. A partir do dia 6 de abril, os 140 mil entregadores cadastrados no iFood terão direito a até três acessos em rede credenciada de clínicas médicas, laboratórios e farmácias e pagarão apenas pelos serviços que utilizarem com valores acessíveis e descontos de até 80%. Para usar o serviço, os trabalhadores precisam cadastrar-se neste site.
Desde a última sexta-feira, 27, a companhia distribui kits com álcool em gel e informação de higienização aos entregadores. Em um chamado via app, os colaboradores são convidados a encontrar com uma van do iFood para buscar o material. Inicialmente, a campanha abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, o equivalente a 60% de sua rede de apoiadores.
GetNinjas e Ola Podcasts
Com foco em seus consumidores, o GetNinjas (Android, iOS) adotou um serviço de atendimento remoto via app. Batizado de Ninja Remoto, a solução dispõe de atendimento por chamada de vídeo de profissionais para clientes realizarem reparos em casa por conta própria, mas com o auxílio virtual. Em média, o profissional cobra R$ 70 por chamada. Entre os atendimentos disponíveis estão: instalação/conserto de chuveiro, instalação de cortina/persiana, instalação/troca de torneira, instalação de quadro, instalação de suporte para TV, instalação/conserto de tomada e instalação/reparo de iluminação.
Por fim, a Ola Podcasts (Android, iOS) liberou o acesso ao seu conteúdo premium. A plataforma de áudio tem mais de 3 mil canais disponíveis e 20 mil episódios de temas como economia, humor, comportamento, família, infantil, saúde, educação, política.