A Allied quer reduzir o impacto do mercado cinza nas vendas da Xiaomi no Brasil, um segmento que é abastecido com até 4 milhões de peças da fabricante chinesa anualmente no País. A informação foi compartilhada no relatório do quarto trimestre da distribuidora divulgado na última terça-feira, 29.
A Allied lembra que a Xiaomi abriu os e-commerces da marca nos marketplaces de B2W, Compra Certa, Magalu e Via no primeiro trimestre de 2022. Por meio desses novos canais, a distribuidora quer reduzir as vendas da fabricante no grey market.
“Estimamos que, anualmente, de 3 milhões e 4 milhões de unidades de smartphones da Xiaomi são vendidos no mercado paraguaio, sendo que a maior parte é destinada a clientes brasileiros, através de mercado não formalizado. Acreditamos que a atuação da Xiaomi com revenda oficial brasileira vai ajudar na formalização desse mercado”, revela trecho do relatório. “Com alto potencial de crescimento, a Xiaomi é um novo entrante no mercado brasileiro. No quarto trimestre de 2021, a marca teve 12,4% do market share (IDC) global de smartphones, o que representa um aumento de 3,9 p.p. em relação ao 4T20”, lembrou a empresa.
Além de smartphones, o e-commerce da Xiaomi traz produtos como robôs aspiradores, smartwatches e caixas de som Bluetooth.