Desde o lançamento, em maio de 2022, 3 mil pessoas já venderam smartphones nas máquinas de compras de celulares usados da Trocafone. No momento, a empresa possui duas máquinas instaladas: no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon, na capital paulista.
A máquina funciona da seguinte maneira: interessados devem preencher dados de identificação pessoal e do aparelho que desejam vender. Em seguida, a shopping machine, como é chamada, faz uma avaliação do celular. Caso a venda seja aprovada, a máquina informa o valor que a Trocafone pagará pelo dispositivo. Caso o usuário concorde, é feito um Pix para a conta do cliente e ele deve inserir o celular no repositório.
Vale reforçar que durante o processo são feitas a verificação do IMEI do aparelho e a checagem se consta alguma ocorrência na lista cinza ou de iCloud bloqueado. Além disso, é necessário que o cliente possa usar o celular para fazer a venda.
B2B
A Trocafone espera crescer 50% a venda de smartphones seminovos para empresas. No momento, a companhia possui 300 clientes no modelo de negócio B2B e oferece handsets com descontos que podem chegar a 60% se comparado com os disponibilizados no site para o consumidor final, e dependendo do defeito apresentado.
As empresas têm garantia de 90 dias para troca e nota fiscal. Todos os dispositivos comercializados pela Trocafone passam por etapas de checagem de segurança e bom funcionamento.