A Digital Turbine completou a aquisição da AdColony na última quinta-feira, 29, por US$ 600 milhões. Com a transação, conclui a compra de três empresas de publicidade móvel por mais de US$ 1 bilhão em um período de um mês, uma vez que adquiriu em março a Fyber por US$ 600 milhões a Appreciate por US$ 28,5 milhões.
Estratégia
Com as três empresas sob seu comando, a compradora alcançará 1,5 bilhão de usuários mensalmente e 60 bilhões de leilões diários voltados à aquisição de usuários. Por trás dessa estratégia, a ideia da Turbine é se tornar uma plataforma de publicidade móvel completa, pois terá:
– Plataforma de monetização da Fyber;
– DSP robusta de dados combinados da AdColony;
– E motor de transparência para rodar e atestar certames nas DSPs.
Em sua operação, a Digital Turbine tem 600 milhões de dispositivos e trabalha o seu negócio em duas frentes: com monetização para operadoras e fabricantes de smartphones com descoberta de app e conteúdo, por meio de sua tecnologia embarcada nos dispositivos; e com agências de publicidade e marcas, ao fazer campanhas de instalação de app e engajamento com o consumidor diretamente com as provedoras de conectividade e OEMs.
Finanças
Na estratégia de aquisição da AdColony, a compradora obteve uma linha de crédito de US$ 400 milhões com o Bank of America e possibilidade de incrementar mais US$ 75 milhões. Pela Fyber, a companhia pagou US$ 150 milhões em dinheiro, US$ 400 milhões em ações e os outros US$ 50 milhões estão a definir, se serão ações ou dinheiro. Na Appreciate, a compra foi US$ 22,5 milhões em dinheiro, mais US$ 6 milhões de bônus aos fundadores e alguns funcionários.
A movimentação da compradora chega em um momento de crescimento da empresa de publicidade móvel. A expectativa da companhia para o primeiro trimestre de 2021 é de US$ 95 milhões de receita, um aumento de 142% ante US$ 40 milhões do ano anterior.
Nota-se que a compra da AdColony foi concluída e trará impacto para empresa a partir do próximo ano fiscal, que começa em maio. A aquisição da Appreciate está perto do término e a da Fyber depende da aprovação dos órgãos reguladores.