A Adjust lançou neste mês de abril a sua ferramenta de mensuração de campanhas mobile com inteligência artificial e machine learning. Batizado como Adjust InSight, o serviço funciona ao combinar dados históricos do aplicativo com dados globais de todas as verticais analisadas pela empresa de analytics.

O InSight também permite obter dados sobre quais ações de marketing deram certo, uma vez que mede dados como instalações, classificação na loja de apps e custo do anúncio. A partir dessas informações, o serviço mostra ao profissional em um painel:

  • Aumento incremental da campanha para o crescimento do app (ou seja, a medida do impacto real da campanha);
  • Canibalização orgânica para ver se a campanha conquista tráfego orgânico;
  • E se a campanha gera perda ante o objetivo, ou seja, se os aumentos não são como o esperado em número de instalações, melhor classificação em marketplaces, mais sessões diárias ou mais usuários ativos mensalmente.

A ideia é que a nova ferramenta ajude profissionais a ter uma melhor tomada de decisão e garantir um ROI em campanhas de aplicativos móveis, inclusive em ações na rede da Apple (SKAN).