O Google liberou para os usuários brasileiros de Android o acesso ao aplicativo standalone de seu assistente com inteligência artificial experimental, o Google Gemini (Android). A informação foi compartilhada no Linkedin por Marcelo Ferrante, country lead de Android da companhia, na tarde desta terça-feira, 30.
“Estamos orgulhosos de levar essa inovação para milhões de brasileiros e fazer parte da democratização da IA no país. Baixe agora no Google Play”, escreveu Ferrante na rede social.
De acordo com dados da Play Store, o app consome 1,1 MB de armazenamento e tem mais de 500 mil downloads. Além disso, o Gemini já figura como o sétimo entre os dez mais baixados na categoria ‘produtividade’ do marketplace. Nas próximas semanas, o aplicativo deve chegar à loja da Apple.
O lançamento para Android é gradual, logo, o app em português não está funcionando em todos os dispositivos. Por exemplo, Mobile Time baixou o app no marketplace em um Samsung Galaxy S22 e em um TCL 40 SE. O Gemini funciona no smartphone Samsung, mas ao abrir o app no TCL aparece com a seguinte mensagem:
“Gemini não está disponível – O Gemini está ampliando a oferta de idiomas, contas e países compatíveis”.
Lembrando sobre o Gemini
O Gemini foi lançado primeiro nos Estados Unidos em fevereiro deste ano, em uma alternativa do Google para o avanço de seus rivais em IA generativa como o ChatGPT, da OpenAI. Como uma ferramenta multimodal, o serviço atua simultaneamente com texto, imagens e áudio.
No primeiro dia nos EUA, o app teve 50 mil downloads. E no primeiro mês, o Gemini registrou 669 mil downloads.
A solução também chegou ao mercado norte-americano com uma versão paga (Gemini Advanced) por US$ 19,99 com um modelo mais avançado de IA generativa desenvolvido pelo Google, o Ultra 1.0.