A Claro começou a operar com a faixa de 700 MHz no Rio de Janeiro. Desde esta quarta-feira, 30, a operadora oferece a frequência para a cobertura 4G, incluindo na agregação de portadoras para a tecnologia LTE-Advanced Pro (que a companhia chama comercialmente de 4.5G). A empresa utiliza esse recurso desde o início de 2018 na capital fluminense por meio da faixa de 2,5 GHz e de 1.800 MHz (após refarming).
Naturalmente, além de maior capacidade para LTE, a faixa de 700 MHz dá à operadora maior cobertura indoor. Aumenta também a cobertura externa, uma vez que a frequência mais baixa tem alcance maior.
A Claro antecipa que deverá ativar a faixa de 700 MHz também nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, uma vez que nessas capitais também já será autorizada pela Anatel a operar com esse espectro após a conclusão do switch-off da TV analógica. A capital mineira deverá ser a segunda contemplada, e a tele promete começar a operar com a frequência tão logo seja liberada pela agência.