Apps e sites móveis são cada vez mais importantes no ecossistema digital brasileiro e vêm tomando espaço dos sites tradicionais para web. É possível notar essa tendência quando analisados os dados operacionais da Sofist, uma empresa de Campinas especializada em realizar testes em produtos digitais para identificar eventuais problemas de usabilidade ou de configuração que atrapalham a experiência do usuário. No ano passado, 70% dos testes realizados pela empresa foram em produtos móveis, contra 30% em produtos web. Três anos atrás essa proporção era inversa, relata Harry Ballas, um dos sócios da Sofist.
Ao mesmo tempo em que o mobile ganha importância dentro da Sofist, a empresa cresce de tamanho. Sua receita em 2017 foi 59% maior que em 2016. E a previsão para 2018 é aumentar 55%. “Para a gente a crise já passou: foi em 2016”, diz o executivo. O tamanho da equipe cresce junto. Agora são 38 profissionais, o dobro de 15 meses atrás. E a expectativa é chegar a 60 até o fim do ano.
Testes
A Sofist realiza diversos testes em apps e sites móveis, desde um teste de estresse de carga até usabilidade, passando por segurança e portabilidade de devices, dentre outros. Ballas, contudo, prefere evitar a palavra “teste”. “O que fazemos é ajudar os clientes a prevenir desperdícios ou prejuízos institucionais com seus produtos digitais”, descreve. Também preferem falar em “issues”, ou “problemas”, em vez de “bugs”. Seus técnicos redigem um relatório detalhado, destacando os problemas e sugerindo modificações.
“Apontamos gargalos ou configurações que podem ser melhoradas para aprimorar a experiência do usuário. Às vezes a solução não é apenas escalar servidores, mas mudar uma configuração”, explica.
A empresa é conhecida também por um serviço batizado como “One Day Testing”. Trata-se da realização de testes em produtos digitais ao longo de um único dia. “É voltado para agências que fazem projetos ‘para ontem’ e com pouco orçamento. É um conceito enxuto para teste profissional. Tiramos a gordura e priorizamos o que for mais relevante, que varia caso a caso”, conta Ballas.
Os principais clientes da Sofist são agências de publicidade, sites/apps de comércio eletrônico e de grandes marcas. Em dez anos de existência, a empresa acumula 1,3 mil projetos executados para 150 empresas, tendo reportado 43 mil problemas. Entre seus clientes estão marcas como 99, Webmotors, Magazine Luiza, Ambev, Porto Seguro, dentre outras.