A Buser (Android, iOS) começa a instalar nos ônibus parceiros um novo sistema de câmeras com inteligência artificial que possui três tipos de sensores: de anticolisão, que detecta a aproximação de veículos, animais ou outros objetos com precisão; de mudança de faixa sem sinalização; e de captação de piscadas e olhares desatentos, ou seja, se o motorista está com fadiga.

A ferramenta já está instalada em 50 ônibus e a previsão é de chegar a 250 até o fim do ano, ou 80% da frota fixa que roda com a Buser.

As três câmeras são controladas por IA e conversam com a central de monitoramento da startup, que é avisada em caso de risco iminente. Elas funcionam da seguinte maneira: uma câmera fica à direita do condutor, filmando toda a cabine; a segunda à sua esquerda para detectar sonolência; e uma terceira voltada para a pista, para detectar veículos, animais e objetos.

O sistema de câmeras é fruto de uma parceria da Buser com a fabricante Sascar e a telemetria é da Infleet, logtech baiana de gestão e integração de frotas.