Um estudo feito pela Surfshark, divulgado nesta terça-feira, 30, classificou os 49 jogos móveis mais populares da App Store no Brasil, com base em um índice que determina quantos dados são coletados do usuário e o grau de sensibilidade deles. Call of Duty: Mobile, Candy Crush Saga e 8 Ball Pool foram considerados os três títulos que mais coletam dados – até 17, de 32 tipos.

Dentre os 49 aplicativos mais populares analisados, 37 usam ou compartilham dados dos usuários para publicidade de terceiros, enquanto um armazena a localização precisa. Por outro lado, os aplicativos menos invasivos de privacidade entre os 49 principais foram slither.io, Traffic Rider e SUSH – bichinhos virtuais.

Os jogos móveis mais populares no País, Hay Day e Free Fire, ficaram em 17º e 14º lugar no índice de consumo de dados.

Global

No estudo global, que analisou 510 aplicativos, descobriu-se que a maioria usa rastreamento de atividades em aplicativos e sites de outras empresas e pode transmitir esses dados a terceiros, o que pode incluir empresas de tecnologia, anunciantes e corretores de dados. Essas informações podem ser exploradas para fins como marketing direcionado ou pesquisa de mercado.

Os 10 jogos mais populares têm um índice 21% maior do que a média total. Entre estes, 8 Ball Pool é o aplicativo que mais coleta dados (159% a mais do que a média), seguido por Subway Surfers (114% a mais) e Gardenscapes (56% a mais). Do total de 510 jogos mais populares em 60 países, 492 coletam dados do usuário e 446 permitem o rastreamento em aplicativos e sites de outras empresas.

O Roblox é o app que coleta a maior variedade de categorias de dados, incluindo o histórico de pesquisa do usuário, um tipo de informação que não é coletado por nenhum outro, entre os 10 mais populares no mundo. Chess — Play & Learn coleta o histórico de navegação, enquanto o 8 Ball Pool acessa os contatos do usuário.

Block Blast Adventure Master e Toca Life World: Build a Story foram os menos invasivos à privacidade. Eles coletam até oito tipos de dados.

Metodologia

O índice de consumo de dados analisa as práticas de coleta de dados dos 50 aplicativos de jogos móveis mais populares da App Store em 60 países. Ele mede a quantidade de dados que os aplicativos coletam com base em três pilares: dados que não estão vinculados à identidade de um usuário (como dados de falha do aplicativo); dados que podem estar vinculados à identidade de um usuário (como nome); dados que podem rastrear usuários em aplicativos e sites (como ID do usuário). 20% da soma de pontos foi adicionado se a empresa usar os dados coletados para publicidade de terceiros.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!