A multinacional Bunge, empresa que conecta agricultores e consumidores, anunciou nesta terça-feira, 30, o lançamento de sua fintech no Brasil. A Fincrop pretende fazer a ponte entre os diferentes segmentos do agronegócio e o mercado de crédito a partir da oferta de dois produtos.
O primeiro deles é voltado para análise de risco para a oferta de crédito e o segundo facilita a conexão entre mercado financeiro e produtores de grãos. A plataforma e a oferta de produtos relacionados contam com recursos da Bunge e do mercado de crédito e inicia suas operações com cerca de US$ 500 milhões disponíveis para financiamento.
A Fincrop vai operar com foco em três pilares:
– Avaliação de crédito realizada por inteligência artificial e machine learning para coleta de dados em diferentes fontes, sejam elas de dentro da Bunge ou de fora (públicas);
– Verificação de práticas sustentáveis a partir de análise de dados de monitoramento e rastreamento das propriedades com imagens de satélite e dados coletados do campo e embarcados em plataforma de análise;
– Formalização autorizada e digital de todas as etapas do processo, como contratos e cédulas de produtos rurais e documentos relacionados.
A Fincrop também pretende desempenhar um papel no Programa de Agricultura Regenerativa, da Bunge, voltado para produtores rurais das cadeias de suprimento da companhia. A ideia é realizar diagnósticos nas propriedades rurais para identificar o grau de aderência às práticas de agricultura regenerativa e, a partir daí, elaborar um plano de ação personalizado para melhorias neste aspecto. Com o aval do produtor, a plataforma viabiliza ofertas do mercado de crédito para apoiar essa transformação.