A quinta geração das redes celulares também beneficiará o mercado de mídia e publicidade. Durante sua passagem virtual no MWC 2021, nesta quarta-feira, 30, Guru Gowarappan, CEO da Verizon Media, disse que o “5G levará a personalização e a publicidade rastreável para o próximo nível”.
“Nós estamos vendo esses avanços inovadores em estágios iniciais, que transformam a personalização e track ads em algo realmente escalável”, disse o executivo. “Em comparação com o 4G, o 5G permitirá (trafegar) uma grande escala de dados e conteúdo em tempo real. Portanto, os publicitários, as empresas de mídia e todos os criadores de conteúdo precisam estar preparados para essas mudanças”, completou.
Gowarappan prevê um futuro no mercado de mídia em uma Internet “reimaginada” e acelerada pela “experiência personalizada”, algo que permitirá aos usuários pegarem e criarem sua própria web. “Mas não se enganem, os usuários querem personalização. Mas também querem mais controle e mais poder de escolha”, acrescentou.
Preparativos para a nova era
Como preparativo para o 5G, o CEO da Verizon Media explicou que o ecossistema de mídia precisa entender como criar “interações relevantes” e adicionar valor para o consumidor. Gowarappan afirma que o “conteúdo ainda é o que reina em muitas formas”, mas é preciso trazer o contexto certo todos os dias.
“É preciso entender como conectar com pessoas por meio de digital out of home, lojas, e telas. Tudo isso é diferente a partir de experiências imersivas, que compreendem o contexto do ambiente. Como minha marca se relaciona com isso e como minha audiência está participando?”, questiona o executivo. “Essas análises acontecem em tempo real. Dito isso, o potencial para personalização é imenso”.