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O Instagram voltou a aumentar sua presença na tela inicial dos smartphones brasileiros e alcançou seu maior percentual na história da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, cuja nova edição acaba de ser lançada. O aplicativo agora é encontrado na homescreen de 46% dos aparelhos nacionais, quase a metade da base. Trata-se de um avanço de cinco pontos percentuais em um ano – nesta mesma época, em 2021, o Instagram tinha 41%. Com isso, a rede social se consolida como o segundo app mais popular do Brasil pelo critério de presença na homescreen, 10 pontos percentuais à frente do seu “irmão mais velho” Facebook, mas ainda atrás de outro membro da família Meta, o WhatsApp. Por sinal até hoje o único app que superou a barreira dos 50% foi o WhatsApp, que continua sendo o líder nesse critério, presente na tela inicial de 55% dos smartphones do País.

A força do Instagram está principalmente no público feminino e jovem. 49% das mulheres com smartphone no Brasil mantêm o Instagram na tela inicial, contra 42% dos homens. No grupo de 16 a 29 anos, 60% têm o Instagram no homescreen, bem acima dos percentuais verificados nos grupos de 30 a 49 anos (44%) e com 50 anos ou mais (31%).

Foi observado também um aumento de engajamento do Instagram. Em um ano subiu de 25% para 30% a proporção de brasileiros com smartphone que apontam o Instagram como o app em que passam mais tempo ao longo do dia. Ele está tecnicamente empatado com o primeiro colocado, o WhatsApp, citado por 33% dos entrevistados. Contudo, quando a pergunta é qual app é aberto mais vezes ao longo do dia, o WhatsApp lidera com folga, citado por 55% do público, enquanto o Instagram aparece distante no segundo lugar, com 16%.

Telegram

Outro destaque positivo da nova edição da pesquisa é o Telegram, que se tornou o quarto app mais popular do Brasil pelo critério de presença na homescreen. Um ano atrás ele aparecia em décimo lugar, com 9%. Agora está presente na tela inicial de 13% dos smartphones brasileiros. Em 12 meses, ultrapassou Uber, YouTube, Nubank, dentre outros. Na análise demográfica e social, nota-se uma predominância do Telegram na homescreen do smartphone de pessoas das classes A e B (17%), em comparação com o usuários das classes C, D e E (11%). Não há diferença significativa por gênero, idade ou região do País.

Enquanto Instagram e Telegram crescem, o Facebook cai. Perdeu cinco pontos percentuais em presença na homescreen nos últimos 12 meses, baixando de 41% para 36%. Não há diferenças significativas por gênero, idade ou classe social no uso do Facebook no Brasil. Contudo, a comparação por região do País revela um interesse maior pelo Facebook no Sul (40%) e no Norte (42%) e menor no Nordeste (28%).

A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps entrevistou entre os dias 13 e 23 de abril 2.041 brasileiros que usam smartphone. A pesquisa tem validade estatística com abrangência nacional, respeitando em sua amostra as proporções por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica do universo de brasileiros que acessam a Internet. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa tem versões em português e em inglês e pode ser baixada de graça aqui.

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