Um dos membros da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), enviou cartas para Google e Apple pedindo a retirada do TikTok (Android, iOS) de suas lojas de aplicativos. Brendan Carr informou em seu Twitter estar preocupado que o app de propriedade da chinesa ByteDance, possa fornecer ao Partido Comunista Chinês (PCCh) acesso a dados dos americanos.
TikTok is not just another video app.
That’s the sheep’s clothing.It harvests swaths of sensitive data that new reports show are being accessed in Beijing.
I’ve called on @Apple & @Google to remove TikTok from their app stores for its pattern of surreptitious data practices. pic.twitter.com/Le01fBpNjn
— Brendan Carr (@BrendanCarrFCC) June 28, 2022
“O TikTok não é o que parece ser na superfície. Não é apenas um aplicativo para compartilhar vídeos engraçados ou memes. Essa é a roupa de ovelha”, disse Carr em sua carta. “Em sua essência, o TikTok funciona como uma ferramenta de vigilância sofisticada que coleta grandes quantidades de dados pessoais e confidenciais.”
E, no Twitter, o comissário do FCC escreveu: “Ele (TikTok) está extraindo dados biométricos, reconhecimento facial, impressão de voz, histórico de navegação, padrões de como as pessoas pressionam nas teclas, informações de localização. O que sabemos é que, se o PCCh obtiver todos esses dados, eles terão todos os tipos de objetivos que podem alcançar”.
A carta exige que as empresas forneçam declarações até o dia 8 de julho a ele caso não removam o TikTok de suas lojas de aplicativos.
Em um comunicado à CNBC, um porta-voz da rede social disse: “Como muitas empresas globais, o TikTok possui equipes de engenharia em todo o mundo. Empregamos controles de acesso como criptografia e monitoramento de segurança para proteger os dados do usuário, e o processo de aprovação de acesso é supervisionado por nossa equipe de segurança sediada nos EUA. O TikTok tem mantido consistentemente que nossos engenheiros em locais fora dos EUA, incluindo a China, podem ter acesso aos dados de usuários dos EUA conforme necessário sob esses controles rígidos.”