Como esperado, a Samsung reportou pelo sétimo trimestre consecutivo um encolhimento em seu lucro e também nas receitas. A queda no faturamento no segundo trimestre de 2015 foi de 8% na comparação com igual período do ano passado, somando 48,54 trilhões de wons sul-coreanos (cerca de US$ 41,33 bilhões). O lucro operacional caiu 4% no período, para 6,9 trilhões de wons (US$ 5,88 bilhões); enquanto o lucro líquido recuou outros 8%, para 5,75 trilhões de wons (US$ 4,9 bilhões).
A Samsung esperava que o lançamento de seus novos flagships, o Galaxy S6 e o S6 Edge, pudesse reverter esse quadro, mas "as vendas totais do S6 e S6 Edge durante o segundo trimestre ficaram abaixo das expectativas", reconheceu o vice-presidente da divisão móvel da Samsung, Park Jinyoung, durante conferencia de resultados nesta quinta, 30.
A divisão móvel teve queda nas receitas de 7,3% ao fim do segundo trimestre no comparativo anual e somou 25,5 trilhões de wons (US$ 21,7 bilhões). A queda no lucro operacional no período foi bem mais significativa: de 37,6%, para 2,76 trilhões de wons (US$ 2,35 bilhões).
A Samsung, entretanto, destacou que manterá o foco na venda de aparelhos high-end e admitiu ajuste estratégico no preço do S6, além da prometer lançamentos de modelos de tela grande. No próximo dia 13 de agosto, a Samsung fará evento para lançamento de novos produtos.
Demais resultados
Queda também na divisão de eletrônicos de consumo, que recuou 13,8%, para 11,2 trilhões de wons (US$ 9,5 bilhões), com destaque para o negócio de vídeo (TVs), que vendeu 17,4% a menos e somou 6,66 trilhões de wons (US$ 5,7 bilhões).
O bom desempenho da divisão de semicondutores ajudou a diminuir as perdas da fabricante sul-coreana no trimestre: registrou altas nas vendas de 15,44% e encerrou junho em 11,29 trilhões de wons (US$ 9,6 bilhões). A venda de displays para dispositivos também cresceu: 4,6%, para 6,62 trilhões de wons (US$ 5,6 bilhões).