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Túlio Oliveira, vice-presidente no Mercado Pago

Os executivos de PayPal e Mercado Livre reconheceram que, embora sejam parceiros em novas iniciativas de pagamentos, há concorrência entre os dois players pelo segmento de pagamentos digitais. Contudo, Paula Paschoal, gerente geral do PayPal no Brasil, afirmou que há bastante espaço nesse segmento.

“Tem bastante sobreposição (leia-se concorrência) tanto na linha dos consumidores e dos vendedores, mas existe muita oportunidade. O Brasil ainda tem 40 a 50 milhões de desbancarizados. O percentual de compras digitais foi muito acelerado pela Covid-19, mas ainda tem muito espaço”, disse Paschoal. “É um mercado com muito espaço para inovação, produto e complementaridade, por ser um mercado carente”.

Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, citou como exemplo o papel do e-commerce, que é pequeno em relação ao comércio de rua: “A torta (market share) ainda é pequena. Se a gente olhar o mercado online, ainda tem muito espaço para crescer”.

“O contexto de isolamento favoreceu a adoção de ferramentas digitais de pagamento, de bancarização e do e-commerce como um todo. E abriu um espaço para mais inovação ainda. Tem muita novidade a ser feita ainda (de forma independente)”, completou o executivo. “Tem momento que competimos com o PayPal no Brasil e no México, sabemos disso, mas existe a complementariedade. E a contaremos com as oportunidades que surgirem”.

Entenda a parceria

Em março de 2019, o PayPal comprou 4% em ações ordinárias do Mercado Livre. Com o aporte, a empresa norte-americana criou um cronograma de ações em conjunto com o Mercado Livre. Na época, a operação confirmou o marketplace latino-americano como um unicórnio – com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. Agora, os primeiros frutos da parceria começam a ser apresentados.

“Quando compramos 4% do ML no final de 2019, assinamos os termos de um acordo que agora começa a render seus primeiros frutos”, disse Paschoal, ao apresentar a primeira iniciativa da relação entre as duas empresas nesta quinta-feira. “Essas novidades estão se tornando possível porque a gente defende aos nossos clientes, de forma genuína, que se possa criar vínculos estratégicos com os principais players do varejo, como é o caso do Mercado Livre. Ainda tem muita coisa pela frente. Nós prezamos pela inovação e pela inclusão e tenho certeza que mudará a maneira de se vender online na América Latina.”

Adquirência 

Durante a call de lançamento do primeiro fruto da parceria com o PayPal, o vice-presidente do Mercado Pago confirmou que a companhia segue com os planos de tornar-se um adquirente até o final de 2020. Rumores do mercado indicavam que a companhia poderia adiar ou até cancelar os planos e continuar como subadquirente. No entanto, Oliveira explicou que o cronograma segue normalmente.

“Estamos trabalhando no processo (de virar credenciadora). Estamos em um momento de processo de desenvolvimento tecnológico disso tudo, em um cronograma de desenvolvimento”, explicou o executivo.

 

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