A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a faixa 3,5 GHz em mais 506 municípios para as operadoras prestarem serviço em 5G, conforme decidido pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Com a nova liberação serão ao todo 4,8 mil cidades com a faixa à disposição das operadoras móveis, atingindo 92% da população brasileira.

As novas cidades estão distribuídas em 19 estados, sendo Mato Grosso do Sul o mais recente a integrar a lista. Apesar disso, a nova área disponível não significa que haverá imediatamente uma cobertura 5G, já que isso depende exclusivamente da iniciativa das operadoras. Aquelas que se anteciparam à decisão e já têm estações 5G instaladas já podem prestar o serviço. É possível verificar quais faixas 3,5 GHz estão disponíveis para utilização e como estão as demais liberações, consultando o painel Gaispi.

Atenção na troca das antenas

Junto com a liberação da faixa acontece o processo de troca de antigas antenas parabólicas de banda C de TV por satélite por novas em banda Ku. Quem é cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode receber o kit com o equipamento de forma gratuita, bastando entrar em contato com a Siga Antenado, da Entidade Administradora de Faixa (EAF). É possível fazer o agendamento online ou pelo telefone 0800-729-2404.

Além das faixas 3,5 GHz

Ao longo da reunião do Gaispi desta terça também foi estabelecido o início do projeto da rede privativa para o Governo Federal. Na rede fixa, a iniciativa deve atender mais de 6 mil órgãos federais nos 27 estados brasileiros e garantir segurança ao fluxo de dados, que ainda será criptografado.

Outra novidade será a rede móvel 4G, que será usada para agilizar a comunicação dentro dos órgãos de segurança pública. Através dela, o acesso a vídeos e dados será mais fluido para agentes de segurança. A funcionalidade também terá aplicação em situações de emergência.