| Publicada originalmente no Teletime | A TIM reportou na noite desta terça-feira, 30, resultados referentes ao segundo trimestre de 2024. No período, a empresa somou R$ 6,30 bilhões em receita líquida total, alta de 7,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na mesma base, o Ebitda normalizado da companhia avançou 8,2% (R$ 3,15 bilhões), chegando a margem EBITDA de 50%. Já o lucro líquido da TIM somou R$ 781 milhões, em crescimento de 22,5% em um ano.

Se considerado o primeiro semestre como um todo, a receita da empresa cresceu 7,4% (para R$ 12,3 bi); o EBITDA, +9,4%; e o lucro líquido, +21%, para R$ 1,3 bilhão nos seis primeiros meses de 2024. No geral, a empresa julga o primeiro semestre como “melhor do que o esperado”.

TIM e o serviço móvel

Principal linha de negócios da empresa de telecom, o serviço móvel gerou R$ 5,7 bilhões em receitas no segundo trimestre, em alta de 7,3%. Ela foi puxada pelo segmento pós-pago, que sozinho cresceu 10% em receitas.

Uma das razões para tal seria “mais um recorde no ARPU móvel”, com a receita média mensal por cliente atingindo R$ 31,2 (alta de 6,8% em um ano). Quando avaliado apenas o pós-pago humano (sem acessos M2M), houve ARPU de R$ 53,4, aponta a operadora.

No geral, a TIM soma 61,9 milhões de assinantes móveis, em base que cresceu 1,2% na comparação com um ano atrás. Enquanto os acessos pós-pagos da empresa cresceram 9%, para 28,9 milhões, a empresa ainda detém 33 milhões de assinantes pré-pagos, apesar de queda de 4,7% neste perfil.

A receita com a vertical pré também caiu (1,5% ano contra ano), ao passo que o ARPU na modalidade é de R$ 14,9 (+4%). Além da migração para o pós, a TIM relata fatores macroeconômicos que ainda impactam negativamente a recorrência de recargas.

A TIM também reportou redes 5G ativas em 353 cidades, além de destacar que tem ganhado market share da tecnologia nos últimos 12 meses. A empresa também ingressou com 5G em 87 novos municípios no trimestre.

Fixo

No caso do serviço fixo, a operadora apurou faturamento de R$ 337 milhões no segundo trimestre, em avanço de 4,5%.

Entre os destaques está o TIM UltraFibra, que soma 798 mil clientes e ampliou a receita em 8% em um ano – sendo responsável por faturamento de R$ 234 milhões. O ARPU do serviço de banda larga via fibra é de R$ 98,6, indicador que avançou 3,9%. A empresa também afirma ter ingressado em 76 cidades com fibra no segundo trimestre.

Investimentos

No segundo trimestre a operadora investiu R$ 925 milhões no Brasil, em valores praticamente estáveis na comparação com um ano atrás. Mas o indicador capex sobre a receita líquida normalizada atingiu 14,7% ante 15,8% um ano atrás, graças ao aumento no faturamento.

Já se considerado o primeiro semestre, o investimento realizado pela TIM cresceu 2,9% (para R$ 2,27 bilhões) no País.

 

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