A W5 Solutions lançou recentemente a solução AnnA, uma plataforma para criação de chatbots em diversos ambientes, Telegram, WhatsApp, Messenger e web. Integrada à Infobip, a solução trabalha com criação de módulos de informação em conteinerização de mensagens e mídias em apps de conversação, como explica Marcos Abellón, diretor geral da empresa.
“Você pode fazer um módulo de informação com o menu e depois ir para outro módulo encadeando em uma sequência lógica. Eu posso enviar ou coletar dados”, disse o executivo. “É possível linkar serviços internos das empresas: vendas, help desk, dicas sobre produtos, mas também fazer uma central única de usuários da empresa. O grande salto é a identidade única, que permite começar uma conversa no WhatsApp e terminar no Telegram ou Messenger, por exemplo”.
Clientes e negócios
Abellón revelou que AnnA tem dois clientes no momento: o Conam de São Paulo, que conectou a ouvidoria, lei de acesso e carta de serviço no WhatsApp; e o Fil Group, para gerenciamento de carga para clientes, checagem de local de carga (via arquivo PDF). No modelo de negócios, a empresa cobra R$ 300 pelos primeiros 50 telefones cadastrados e R$ 1 para os demais.
Sobre o público-alvo da plataforma, o executivo disse que não há um nicho específico, pois AnnA pode atuar em no segmento privado ou público. A expectativa em usuários (telefones) cadastrados na plataforma até o final de 2019 é de 10 mil, e 500 mil em 2020. Com isso, a expectativa da companhia é que AnnA colabore com 20% da receita total da W5 em 2019.
AnnA Tools
Abellón ainda compartilhou com Mobile Time um cronograma de atualizações e novas funcionalidades na plataforma. Quando lançadas, elas farão parte de um conjunto de soluções batizada de AnnA Tools: “Estamos lançando até o final do mês um sistema de rastreamento da Anna, o @ tracking. Ele funcionará como uma caixa postal digital. E teremos um meio de pagamento por cartão de crédito (@pay)”.
“Outra novidade é o @scrap para buscar informações da Internet e entregá-las em PDF (como um clipping para WhatsApp); também estamos fazendo um sistema de gestão eletrônica de documentos para upload e repositório de documentos, e na outra ponta vai ter o @ged para captar os documentos. A ideia aqui é diminuir o gargalo de documentos. E por fim haverá opção para fazer pedidos via AnnA com cadastro de loja e até ter pagamento com o @pay”, completou.
Para 2020 , o diretor geral da W5 Solutions explicou que está no radar criar soluções de reconhecimento facial, voz para texto e texto para voz. Contudo, a companhia ainda não definiu se será feito internamente ou com parceiros externos.