Após pouco mais de dois anos de seu lançamento, o Facebook anunciou que encerrará o aplicativo Facebook Gaming (iOS, Android), no dia 28 de outubro de 2022. Ele não estará mais disponível na App Store e na Google Play, a partir desta data. A empresa não revelou o motivo do encerramento.
Lançado em abril de 2020, no começo da pandemia, o app era inicialmente uma plataforma para assistir a streamers, jogar games instantâneos e fazer parte de grupos de gamers. Contudo, o Facebook passou por dificuldades, já que a Apple rejeitou o app diversas vezes na App Store, alegando que suas regras proíbem aplicativos que distribuem jogos. Com isso, o Facebook removeu a funcionalidade da plataforma.
De acordo com dados levantados pela Streamlabs, o Facebook Gaming passa por uma queda na audiência, desde o terceiro trimestre de 2021, atingindo o menor número já registrado. Em comparação com o segundo trimestre de 2021, o número de horas assistidas no app caiu pela metade, em 51%, totalizando 580 milhões, no segundo trimestre de 2022. Considerando outras duas plataformas populares para streamers, Twitch e YouTube Gaming, o app do Facebook ficou com apenas 7,9% de todas as horas assistidas.
Quem entra no Facebook Gaming se depara com um aviso sobre o encerramento. “Apesar dessa notícia, nossa missão de conectar jogadores, fãs e criadores com os jogos que eles amam não mudou, e você ainda poderá encontrar seus jogos, streamers e grupos ao visitar Gaming, no aplicativo do Facebook”, diz o comunicado.
Em nota, a Meta afirmou: “Sabemos como os jogos são importantes para nossa comunidade e continuamos comprometidos em conectar as pessoas com o conteúdo que elas amam. O aplicativo independente do Facebook Gaming tem sido um ambiente incrível para nossa equipe testar e iterar uma ampla variedade de recursos e produtos específicos para jogos, e muitos desses recursos estão disponíveis no aplicativo principal do Facebook. Continuaremos a apoiar nossas comunidades de jogos, desenvolvedores e criadores no aplicativo principal do Facebook, onde centenas de milhões de pessoas jogam, assistem a vídeos e se conectam em Grupos sobre jogos todos os meses.”