|Atualização em 30 de agosto, às 20h40, após recuo de Alexandre de Moras sobre remoção de apps| Não seria fácil o cumprimento da ordem original do STF de remover das lojas de aplicativos Google Play e App Store todos os apps de rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês). Levantamento feito por Mobile Time na começo da noite desta sexta-feira, 30, antes da execução da ordem, encontrou mais de 220 aplicativos na Google Play com VPN em seu título. A decisão de Alexandre de Moraes não cita apps de antivírus e navegadores, mas muitos deles têm a funcionalidade de VPN embarcada, como Norton360 e Opera. Além disso, VPN é uma opção disponível na configuração do iOS, sistema operacional do iPhome.

Em número de downloads, as VPNs mais populares no Brasil nos últimos 30 dias, de acordo com dados da AppMagic aos quais Mobile Time teve acesso, são: VPN Super (360 mil downloads), Proton VPN (183 mil downloads) e Nord VPN (159 mil downloads). A funcionalidade de VPN, contudo, alcança um público ainda maior através de navegadores e antivírus. O Opera teve 711 mil downloads no Brasil nos últimos 30 dias e o Norton360, 123 mil downloads.

No mundo, os sete apps de VPN citados como exemplo na decisão de Moraes somam nos últimos 30 dias quase 8 milhões de downloads.

Entretanto, poucas horas depois de ordenar a remoção dos apps de VPN, Moraes recuou e cancelou essa determinação em um novo despacho.

Ilustração: Nik Neves para Mobile Time