A Controllar, empresa brasileira de automação residencial e predial, lançou o aplicativo Controllar para tablets Android, que permite o controle de iluminação, cortinas e eletrodomésticos direto do dispositivo móvel.

A empresa fabrica painéis personalizados de controle – os chamados keypads – a partir da planta baixa do imóvel. Os painéis têm botões com leds que indicam quais luzes e outros itens da automação estão ligados. Com o aplicativo, os keypads tornam-se digitais e é possível mexer nos controles de qualquer lugar de dentro ou fora da casa.

O app permite também a programação dos horários para ligar e desligar determinados pontos de luz ou equipamentos. “Pretendemos que o usuário receba, por e-mail ou SMS, avisos se há alguma luz acesa de dia quando não deveria estar”, planeja Matheus Mello, diretor da Controllar. Segundo ele, essa função deve estar disponível em alguns meses. A expectativa da empresa é de que o aplicativo passe a ser adotado por 40% dos clientes até o final do ano.

Para quem já é cliente da Controllar, é necessário comprar um módulo extra que consegue converter a planta baixa para o aplicativo e permitir o controle pelo tablet. O módulo custa cerca de R$ 3 mil e o custo do tablet é por conta do usuário.  “Desde o início somos contra o painel touchscreen, que é caro, quebra, e não é funcional porque necessita de um monte de cliques para comandar um ponto. Com o tablet, isso mudou, ele é muito mais barato e faz muito mais do que só o controle da automação. O que é trivial no projeto é a iluminação, o restante dos equipamentos são opcionais e encarecem o projeto”, diz Mello. O dispositivo móvel consegue controlar a automação da iluminação, cortinas e persianas, portões e eletrodomésticos, mas a parte de segurança, que envolve alarmes e câmeras, é uma área separada.