Passados 80 dias do seu lançamento, o jogo Pokémon Go continua dando o que falar e despertando o interesse de pesquisadores ao redor do mundo. A empresa de análise do mercado móvel Newzoo publicou um relatório nesta sexta-feira, 30, com um balanço desses primeiros quase três meses de existência. Segundo a companhia, o game registrou nesse período 550 milhões de downloads e US$ 470 milhões de receita (estimativa menor que aquela calculada pela App Annie, que era de US$ 500 milhões em 60 dias). O pico de receita diária aconteceu no fim de julho, com US$ 16 milhões faturados em um único dia no mundo. O pico de downloads em um dia foi de 27 milhões, também em julho. Atualmente, o game se mantém estável com um desempenho diário de US$ 2,1 milhões de receita e 700 mil downloads. Esse ritmo vem se perpetuando desde meados de agosto até agora.
Vale lembrar que novos picos podem acontecer no futuro porque Pokémon Go ainda será lançado em dois mercados bastante lucrativos em games móveis: Coreia do Sul e China.
Perfil dos jogadores
A Newzoo fez uma pesquisa para conhecer quem são os jogadores de Pokémon Go em quatro grandes mercados (Alemanha, França, Inglaterra e EUA). 57% são homens e 43%, mulheres. Há distribuição relativamente equilibrada em todas as faixas etárias: 32% têm entre 10 e 20 anos; 46%, entre 21 e 35 anos; e 22%, de 36 a 50 anos.
A Newzoo comprovou também que Pokémon Go trouxe novos usuários para o mundo de games móveis: 24% dos seus jogadores não acessaram nenhum outro título dentre os 30 mais populares do ranking de jogos móveis nos últimos três meses. O título com maior interseção é Dota 2: 80% dos seus jogadores também experimentaram Pokémon Go, diz a Newzoo.