nfc payment

17% dos internautas brasileiros que possuem smartphone já experimentaram realizar um pagamento por aproximação com o aparelho. O dado inédito é revelado pela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Comércio Móvel no Brasil. A pergunta sobre pagamentos por aproximação foi feita acompanhada de uma imagem ilustrativa (veja acima): “Você já realizou pagamentos por aproximação com seu smartphone, encostando na maquininha de pagamento, conforme representado na imagem acima?”.

A proporção é maior entre os homens (21%) do que entre as mulheres (13%). E maior ainda entre pessoas das classes A e B (23%) do que entre aquelas das classes C, D e E (15%), diferença que se explica pela necessidade de ter um smartphone moderno e também um cartão de crédito. Essa forma de pagamento é mais popular entre donos de iPhone (25,8%) do que entre aqueles com smartphones Android (16,6%). E há também uma diferença por faixa etária: quanto mais jovem, maior a probabilidade de já ter usado o smartphone para pagar por aproximação. No grupo entre 16 e 29 anos,  21% já testaram essa tecnologia. A proporção cai para 16% no grupo entre 30 e 49 anos, e é de 12% naquele com 50 anos ou mais.

Para esta pesquisa foram entrevistados entre 21 e 25 de agosto 2.024 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções por faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo. O relatório integral está disponível para download aqui.

Análise

O pagamento por aproximação usando as tecnologias NFC ou MST (no caso dos aparelhos da Samsung) está disponível no Brasil há muitos anos, mas somente agora começa a ganhar tração. Se antigamente os lojistas tinham até medo de aceitar essa forma de pagamento por não a conhecerem, hoje em dia, pelo menos nos grandes centros urbanos, os funcionários nos caixas já estão acostumados com o procedimento que deve ser feito para receber um pagamento desta forma. Vários fatores estão contribuindo para isso, dentre os quais: 1) a disponibilização de carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay em uma variedade cada vez maior de smartphones à venda no Brasil; 2) campanhas de mídia de massa divulgando essa forma de pagamento, especialmente por parte de bandeiras de cartão; 3) a emissão de cartões de crédito e débito com NFC embutido; 4) a adaptação das máquinas de POS, com a adição do símbolo do NFC e a informação sobre esse meio de pagamento aparecendo na tela do aparelho.

Com tudo isso, alguns emissores começaram a divulgar os primeiros números sobre o uso de NFC no País. O Banco do Brasil, por exemplo, informou que realizou 3,5 milhões de transações por NFC entre janeiro e junho deste ano e que a quantidade de correntistas que usam essa tecnologia aumentou 400% nesse período. O metrô do Rio de Janeiro, por sua vez, adaptou em maio deste ano suas catracas para venderem passagens por NFC, e três meses depois registrava 4 mil transações com essa tecnologia por dia. Mais recentemente, em setembro, a SPTrans iniciou testes nos ônibus de São Paulo.

Infografico MCommerce SET19

Mobishop

Mais dados da pesquisa serão apresentados pelo CEO do Opinion Box, Christian Reed, em apresentação no seminário Mobishop, no dia 8 de outubro, no WTC, em São Paulo, com organização de Mobile Time. O evento contará também com a participação de executivos de empresas e instituições como Banco Central, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco (next), BS2, Banco Inter, Banco Original, Mastercard, Rappi, Magazine Luiza, Mercado Pago, Syntonic, DoCoMo Digital, dentre outros. A agenda completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.mobishop.com.br, ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.

 

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