No Brasil, um em cada cinco consumidores apontam o QR Code como sendo uma das formas de pagamento preferidas. Em primeiro lugar estão PayPal e cartão de crédito à vistam empatados com 43%. Os dados são da pesquisa feita pelo Capterra – ferramenta de busca de software adquirida pelo Gartner em 2015 – sobre o comportamento online de consumidores durante a pandemia do novo coronavírus. A pergunta feita foi “quais formas de pagamento você prefere ao comprar em uma loja online?”. O entrevistado podia escolher até três opções.
Vale dizer que, depois do cartão de crédito à vista e do PayPal, os modelos tradicionais cartão de crédito parcelado (41%), o de débito (32%) e o boleto bancário (23%) estão entre as preferências nacionais como meios de pagamentos de compras online.
As carteiras digitais – Apple Pay e Google Pay – têm a preferência de 12% dos entrevistados, só melhor do que o dinheiro, na entrega (5%).
Essa é a primeira vez que Capterra faz essa pesquisa no Brasil. Porém, a empresa detectou um número significativo do uso de novos meios de pagamento e o motivo está no isolamento social provocado pela pandemia. Não à toa, o número de pessoas que afirmam fazer compras pela Internet de seis a 10 vezes por mês subiu de 9% para 19% na comparação entre o período pré-crise e o atual. Por sua vez, caiu 14 pontos percentuais a quantidade daqueles que afirmam fazer de uma a duas compras por mês, indo de 37% para 23%.
A pesquisa também quis saber dos seus entrevistados quem mudaria definitivamente seus hábitos de consumo. 53% dos respondentes afirmaram que, sim, mudaram, e que farão mais compras em lojas online a partir de agora.
Segurança
Outra pergunta feita na pesquisa foi quanto ao nível de preocupação com ameaças à segurança ao comprar online. No caso, 50% dos entrevistados afirmaram estar preocupados ou muito preocupados com ameaças à segurança. Entre as principais faixas etárias analisadas, quanto mais velho o consumidor, mais preocupado com a questão.
Onde é feita a compra
38% dos entrevistados afirmam já terem comprado pelo menos uma vez diretamente nas redes sociais. E 38% já compraram via chat, como no WhatsApp.
Metodologia
A pesquisa do Capterra foi realizada online entre os dias 14 e 21 de julho e ouviu 1.002 consumidores com mais de 18 anos, de diferentes faixas de renda salarial e de todas as regiões do país. Os resultados são representativos da pesquisa, mas não necessariamente da população como um todo.