O Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) Smartness completou o seu primeiro de atividades com 15 publicações científicas e 25 em curso para colaborar com o desenvolvimento do 5G e do 6G no Brasil. Além disso, o grupo de pesquisa lançou seu primeiro repositório de dados no GitHub com estudos e código-aberto sobre 5G e realidade virtual, cloud gaming e streaming de vídeo.
Apresentado em dezembro de 2022 e lançado oficialmente em abril de 2023, o espaço fica na Unicamp e tem o apoio da Ericsson e da Fapesp. No CPE, 50 pesquisadores participaram dos trabalhos que foram divididos em cinco linhas de pesquisa:
- Automação industrial com base em rede na borda (edge network);
- Arquitetura de circuito fechado para equipamentos na borda;
- Computação de borda distribuída para inteligência de enxame (sistemas descentralizados e auto-organizados, vitais para inteligência computacional e a interação dos sistemas entre eles);
- Rede computacional distribuída;
- Aplicações adaptadas e seguras para a Internet industrial.
Além do trabalho acadêmico, o CPE apresentou neste mês de setembro algumas demonstrações focadas na sexta geração das redes celulares, como:
- Tráfego de alta fidelidade baseado em hardware programável;
- Sistema de entrega inteligente com drone por meio de edge computing;
- Classificação e priorização de tráfego de cloud gaming usando machine learning;
- Gerenciamento de recursos para direcionar o conteúdo com qualidade ao usuário final.
Vale lembrar, o acordo para o CPE Smartness tem duração de dez anos e um investimento de R$ 56 milhões.
Imagem principal: Laboratório de robótica dentro do prédio da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp em 2022 (Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp)