Em setembro do ano passado, a Samsung e a Google lançaram uma promoção em que o serviço de streaming de música Google Play Music era oferecido de graça por três meses para os donos de smartphones da marca sul-coreana – o período de gratuidade mais tarde foi aumentado para seis meses, para quem comprasse os modelos top de linha, como o Galaxy S6. Em um ano de promoção, 1,3 milhão de pessoas aderiram à promoção na América Latina, informa a empresa.
A parceria com o Google Play Music é apenas uma dentre várias outras do mesmo gênero que a Samsung vem fechando com serviços móveis diversos na América Latina. Esta semana, por exemplo, foi anunciada uma parceria com a AVG, em que a versão pro do antivírus será disponibilizada por três meses aos usuários da Samsung. Na área de armazenamento, o acordo atual é com o OneDrive, da Microsoft, mas já foi com o Dropbox no passado. Há também uma parceria com a Amazon para a oferta de e-books através do app do Kindle.
Muitas dessas promoções são comunicadas em uma seção chamada "Gifts", dentro da loja de aplicativos da Samsung, a Galaxy Apps. Além disso, a empresa pode enviar notificações push para seus 14 milhões de usuários na América Latina.
Segundo a Samsung, a oferta de gratuidade temporária para determinados serviços móveis já aparece em pesquisas espontâneas com consumidores entre as 10 razões mais importantes que os levam a escolher um smartphone.
A empresa entende que são parcerias ganha-ganha: a Samsung consegue atrair novos usuários e fidelizá-los, enquanto os serviços também, pois muitos consumidores renovam a assinatura depois de encerrada a gratuidade e passam a pagar.