A pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o estudo “Era da Experiência – Relações com Covid-19”, feito em parceria com a Toluna, revela que 91% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos com a experiência de compras online. O valor é dez pontos percentuais a mais do que a satisfação com as lojas físicas, onde 81% afirmam estarem satisfeitos. Pouco mais da metade (53%) frequenta, atualmente, menos o varejo físico e 55% compram pelo menos uma vez por mês em canais online. Vale dizer aqui que boa parte dessas compras são as de supermercados. E 14% das pessoas que compram online adquiriram algo pela primeira vez na Internet durante a pandemia do novo coronavírus.
Como a experiência do usuário tem sido melhor do que a nas lojas físicas, o presidente da ABVC, Eduardo Terra, acredita que parte desse consumo continuará online. Segundo Terra, a mudança, que levaria anos aconteceu em meses por conta da Covid-19, uma catalisadora da transformação digital intensa para o varejo brasileiro.
O estudo aponta também que durante a pandemia, 58% das pessoas alteraram os meios de pagamento que utilizam em suas compras em lojas físicas – antes bastante focada no dinheiro em espécie. E 35% dos consumidores que utilizavam dinheiro antes da pandemia alteraram a forma de pagamento para cartão de débito.
59% respondeu que, após a abertura do comércio, está comprando delivery de comida e bebida para consumo imediato mais do que comprava antes da pandemia e 16% menos do que comprava antes e 25% igual ao que comprava antes.
54% dos entrevistados responderam que fizeram compras em lojas que oferecem serviços de drive thru, sistema que expandiu durante o isolamento social.
Ao responderem a pergunta “considerando a quarentena, após a abertura do comércio, você…”, 67% dos participantes da pesquisa aumentaram suas compras online depois da abertura do comércio nas cidades. Em 50% dos casos, o incremento das compras pela Internet foi de mais de 50%.
Metodologia
“Era da Experiência – Relações com Covid-19” foi realizado entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2020, a partir de um painel online que entrevistou 1 mil consumidores acima de 18 anos de idade em todo o País, com maior concentração (50%) na região Sudeste. Dos entrevistados, 58% estão cumprindo a quarentena em casa; 31% parcialmente e 11% não estão em isolamento. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais e tem 95% de nível de confiança.