Google e Facebook seguem como as principais ferramentas de publicidade móvel do mundo. Segundo a 11ª edição do relatório da AppsFlyer, as duas empresas lideram a maioria dos rankings da análise. Os rankings são organizados por região; segmento do app (game ou outros); sistema operacional; e, em alguns casos, subcategorias, como jogos sociais e casuais.
A análise foi feita no primeiro semestre de 2020 e considera 27 bilhões de instalações e 58 bilhões de aberturas de 14 mil apps, em uma base de 495 redes de mídia. O estudo foi divulgado com exclusividade para Mobile Time.
De acordo com a AppsFlyer, o Facebook se destaca em remarketing e acompanha de perto a liderança do Google em publicidade in-app e retenção. Contudo, a empresa explicou que o gasto com publicidade no Facebook é maior que no Google, especialmente em publicidade em games na América do Norte, América Latina e Europa. Por sua vez, os gastos com publicidade no Google são maiores com games na região Ásia-Pacífico. Excluindo os jogos, o investimento no Google é mais custoso que no Facebook, exceto na América do Norte.
Nota-se ainda um domínio global do Android, do Google, em publicidade ante o iOS, em especial na Ásia Pacífico e em países em desenvolvimento. Para o OS da Apple, a AppsFlyer indica um amplo domínio das receitas de publicidade no Facebook nas três categorias que o iOS é citado: retenção, compras in-app e compras dentro de jogos.
Vale dizer que o Facebook no iOS supera a própria ferramenta de publicidade da Apple, a Search Ads, além de reter mais receita de publicidade no iOS e na combinação de iOS e Android que o Unity Ads, da Epic Games.
Importante notar que o Unity Ads é a principal rede em Android em compras in-app de jogos e líder global em retenção nesta mesma categoria, uma vez que ganhou distância dos rivais diretos: ironSource e AppLovin.