Houve uma dança das cadeiras nas primeiras posições do ranking de vendas de smartphones entre as fabricantes durante o terceiro trimestre de 2020. A Samsung retomou a liderança com 80,2 milhões de devices enviados ao mercado, seguida pela Huawei, com 51,7 milhões. A surpresa ficou para a terceira posição, com a saída da Apple (que vendeu para o varejo 43,2 milhões de celulares, ficando em quarto lugar) e a chegada pela primeira vez no top três da chinesa Xiaomi, com 47,1 milhões de handsets enviados ao varejo. Vale lembrar que a Apple lançou seu iPhone 12 em outubro, ou seja, suas vendas ficaram de fora da contabilidade do 3T20. Os dados e os gráficos são da plataforma de estatística Canalys.
Durante o terceiro trimestre de 2020 foram enviados ao mercado 348 milhões de smartphones, uma queda de 1% ano a ano. Mas ao comparar com o trimestre anterior, houve aumento de 22%, o que mostra a retomada do consumo estagnada durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus. A Samsung recuperou a liderança com uma alta de 2%. Mas foi a Huawei – que teve o gostinho da liderança no segundo trimestre de 2020 – a fabricante que mais sentiu o período, com uma queda de 23% nas vendas ao varejo. E, se a Huawei perdeu cerca de 4 pontos percentuais em market share (de 19% para 14,9%), a colega chinesa Xiaomi registrou um crescimento de 45% e conquistou uma fatia de mercado de 13,5% (um ano antes era de 9,2%).
Segundo os analistas da Canalys , enquanto a Xiaomi aumentou em 14,5 milhões o número de unidades distribuída sao varejo, a Huawei perdeu 15,1 milhões. Na Europa, um campo de batalha importante, as remessas da Huawei caíram 25%, enquanto as da Xiaomi cresceram 88%.
A Vivo completa o ranking dos cinco primeiros, tendo vendido 31,8 milhões de unidades. A Oppo ficou em sexto lugar, com 31,1 milhões de unidades, enquanto sua marca irmã Realme passou para a sétima, sua melhor posição, com 15,1 milhões de unidades enviadas ao mercado. A Lenovo informou 10,2 milhões de unidades, ao finalmente atender aos pedidos atrasados devido à interrupção em sua fábrica de Wuhan, e a Transsion despachou 8,4 milhões de unidades quando a recuperação começou em seus principais mercados africanos.