As vendas de um novo empreendimento começam antes mesmo da sua construção, com o projeto ainda na planta. Para convencer os compradores, os corretores agora contam com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada, usando óculos Apple Vison Pro. A imobiliária Coelho da Fonseca, especializada em imóveis de alto padrão, investiu na R2U, uma startup brasileira especializada em AR/VR, e agora é uma das pioneiras no país na adoção dessa novidade. O empreendimento AG Art Residences, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, é o seu primeiro a utilizar a novidade.

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Visita com Apple Vision Pro a um apartamento no contrapiso (Reprodução de vídeo)

O AG Art Residences já começou a ser erguido. Os visitantes podem circular pelo contrapiso usando o Apple Vision Pro para ver como ficará a obra concluída e decorada. Um dos futuros apartamentos foi todo escaneado e modelado em 3D. Para que o óculos consiga posicionar o visitante dentro do modelo virtual de maneira sincronizada com a sua localização real no apartamento, foram colocados marcadores nas paredes.

“Escaneamos o apartamento inteiro com trena a laser para pegar o tamanho real”, explica Caio Jahara, fundador da R2U.

Um corretor acompanha a visita com um laptop em mãos, no qual é rodado o software. Ele pode a qualquer momento trocar a decoração que a pessoa vê pelo óculos.

“Esse óculos facilita o comprador na sua tomada de decisão. Dá para ver como fica com a varanda aberta ou fechada. Ou com uma mesa de oito ou doze lugares na sala. Ou ver como ficará o quarto com uma cama king size”, descreve Luiz Coelho da Fonseca, diretor da imobiliária, em conversa com Mobile Time.

Os dois explicam, contudo, que a tecnologia não tem o objetivo de substituir a tradicional visita a um modelo real do apartamento decorado. “Funciona como um showroom móvel. É um complemento”, compara Coelho da Fonseca.

Outras utilizações para realidade aumentada

A R2U consegue entregar o modelo 3D pronto para qualquer empreendimento em um prazo de quatro a seis semanas, dependendo do tamanho do imóvel. Cada contratante, porém, precisa ter seus próprios óculos Apple Vision Pro para oferecer aos visitantes.

A tecnologia já está em uso também em um empreendimento na Vila Mascote, de apartamentos menores, de 43 m2, e que ainda estão na planta. Lá, por enquanto, não há a opção de visita a um decorado real. Toda a experiência acontece somente com o óculos da Apple.

Outro empreendimento que está usando a solução da R2U é um loteamento em Curitiba chamado Reserva Amati, da incorporadora Piemonte.

A R2U prevê que a realidade aumentada pode ser aplicada também para projetos de reforma de imóveis, e até em outros mercados, como o de personalização de navios e aeronaves.