O Data Nubank divulgou, nesta terça-feira, 30, em sua quinta edição, uma análise do contexto de empresas lideradas por mulheres antes e durante a pandemia de Covid-19. O estudo fez essa leitura com base no comportamento de clientes Nubank e também com dados do Sebrae e explorações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em uma parceria entre as três instituições.
A análise compreende um período que vai de 2002 a 2021, distribuídos entre as entidades participantes.
Em 2020, os negócios administrados por mulheres intensificaram suas vendas no ambiente online – redes sociais, aplicativos e Internet. Mais de 70% dos empreendimentos chefiados por mulheres passaram a comercializar produtos e serviços online, em comparação com 64% dos dirigidos por homens. Além disso, 17% delas concentram a maior parte das vendas no digital, contra 14% deles.
“E por que elas concentram mais as vendas nos meios online quando comparadas aos homens? A principal hipótese é de que seja uma resposta à tripla jornada de trabalho e à flexibilidade de horários por meio dessa modalidade de vendas. Mas isso já é assunto para uma próxima edição do Data Nubank. Outro aspecto que deve colaborar para a maior inserção digital das mulheres empreendedoras é a sua maior escolaridade média, quando comparadas aos homens empreendedores”, afirma o estudo.