O órgão regulador de concorrência do Reino Unido determinou oficialmente que a aquisição da Giphy pela empresa-mãe do Facebook, Meta, deveria ser desfeita. A decisão anunciada nesta terça-feira, 30, acontece um ano e meio depois que a gigante da mídia social disse pela primeira vez que estava adquirindo o popular site de compartilhamento e criação de GIFs. Em um comunicado à imprensa, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) disse que tomou a decisão depois que sua investigação descobriu que uma aquisição poderia: reduzir a concorrência entre plataformas de mídia social; que o negócio já teria removido Giphy como um potencial desafiante no mercado publicitário; e que suas preocupações “só podem ser resolvidas pelo Facebook vendendo Giphy por completo a um comprador aprovado”, disse no comunicado à imprensa.
A CMA concluiu que o Facebook seria capaz de aumentar o seu já significativo poder de mercado em relação a outras plataformas de mídia social ao negar ou limitar o acesso de outras plataformas aos GIFs da Giphy, direcionando mais tráfego para sites de propriedade da Meta – Facebook, WhatsApp e Instagram – que já representam 73% do tempo do usuário gasto em mídia social no Reino Unido. Também levantou preocupações de que a Meta poderia usar a companhia compradora para exigir que outras plataformas forneçam mais dados para acessar os GIFs. E, por fim, o regulador do Reino Unido também acredita que os serviços de publicidade da Giphy poderiam ter competido com os da Meta, mas foram encerrados como resultado da fusão.
We’ve directed #Facebook to sell Giphy after finding the takeover could reduce competition between social media platforms and increase Facebook’s already significant market power. pic.twitter.com/yRaPxMR43z
— Competition & Markets Authority (@CMAgovUK) November 30, 2021
“O Facebook encerrou os serviços de publicidade da Giphy no momento da fusão, removendo uma importante fonte de concorrência potencial. O CMA considera isso particularmente preocupante, visto que o Facebook controla quase metade do mercado de publicidade gráfica de 7 bilhões de libras no Reino Unido”, escreveu no comunicado.
“Ao exigir que o Facebook venda o Giphy, estamos protegendo milhões de usuários de mídia social e promovendo a concorrência e a inovação na publicidade digital”, disse Stuart McInosh. presidente do grupo de pesquisa independente que analisou a fusão.
Embora Meta tenha se comprometido a trabalhar com a CMA em sua investigação, o regulador recentemente multou a empresa em 50 milhões de libras por não cumprir os termos de sua ordem de execução inicial. O regulador disse que a Meta estava “recusando-se conscientemente a relatar todas as informações exigidas” sobre o cumprimento da ordem.