A MediaTek, fornecedora de chipsets para dispositivos móveis, sempre teve a sua imagem associada a produtos de gamas baixa e média. Aos poucos, porém, a empresa está mudando isso. O primeiro sinal está no balanço do ano passado: a MediaTek dobrou a quantidade de chipsets vendidos para smartphones, passando de 110 milhões para 220 milhões, o que lhe garantiu um market share de aproximadamente 23% nesse segmento. Os feature phones ainda foram maioria (300 milhões), mas isso deve mudar já no primeiro semestre de 2014, quando os smartphones vão ultrapassá-los, segundo prevê Sergio Abramoff, gerente sênior de vendas e marketing da MediaTek para América Latina.

"Houve uma queda abrupta nas vendas de feature phones no mercado asiático", explica o executivo. Ele destaca também o bom desempenho da empresa na América Latina, onde é uma das principais fornecedoras para players locais, como as brasileiras Multilaser e Positivo e a mexicana Lanix. Além disso, alguns fabricantes globais, como Motorola e LG, lançaram modelos de smartphones de gama média com chipset da MediaTek no ano passado, como o Motorola D1 e D3 e o LG L4.

A migração para smartphones, aparelhos que demandam chipsets mais modernos e com maior margem de lucro, se refletiu nos resultados financeiros da companhia de Taiwan. Sua receita cresceu 37% em 2013 em comparação com o ano anterior, passando de US$ 3,33 bilhões para US$ 4,57 bilhões.

Diante desse novo cenário, a MediaTek vem procurando demonstrar que investe em inovação. Recentemente apresentou um chipset com oito núcleos, presente em um modelo da Alcatel OneTouch lançado em janeiro na feira CES, em Las Vegas. Além disso, criou seu primeiro processador para redes 4G no padrão LTE, o MT6290. "A ideia é reposicionar a MediaTek. Estamos investindo cada vez mais em inovação tecnológica. No longo prazo, queremos atingir a liderança em inovação. Estamos nos direcionando nesse sentido", disse Abramoff. Somente no ano passado, a empresa investiu quase 20% da sua receita em pesquisa e desenvolvimento, percentual elevado em comparação com a média do mercado.

Tablets

Em 2013, a MediaTek entrou no mercado de tablets, para o qual vendeu 20 milhões de chipsets. Esse segmento deve mais que dobrar em quantidade de processadores comercializados pela empresa em 2014, prevê o executivo. Ele está otimista particularmente em relação ao mercado brasileiro. "A demanda é bastante grande aqui dentro. Enquanto em smartphones o domínio é das marcas globais, em tablets é o inverso. No Brasil, a maioria das vendas são de tablets de marcas locais", comenta. Como as marcas nacionais já são parceiras da MediaTek em smartphones, ela espera estender essa parceria para tablets em 2014.

 

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