O iFood Benefícios (Android, iOS) está testando duas soluções de inteligência artificial generativa para simplificar as recargas de cartões de benefícios nas empresas todos os meses. A primeira solução é para padronizar e facilitar o uso de planilhas com os dados dos colaboradores e a outra reconhece imagens

“A IA pega a planilha e identifica que um campo deveria estar em outro trecho do documento. Por exemplo, a coluna padrão pode ser nome, sobrenome e CPF, mas a empresa usa sobrenome, CPF e telefone. A nossa plataforma identifica e avisa ou faz o ajuste”, explica Arthur Freitas, diretor-geral da unidade de negócios da companhia.

A outra solução é focada para empresas menores e permite tirar uma foto de um papel com a divisão das recargas por seus poucos funcionários para ser convertido em informação textual na plataforma do iFood Benefícios. O gestor confirma os dados e a plataforma faz a distribuição.

“Nós queremos ser mais eficientes ao diminuir o número de telas e interações. E garantir que (distribuição e acesso aos benefícios, como vale refeição e alimentação) seja o mais rápido possível”, completa.

Atualmente, os testes com IA generativa são realizados internamente dentro do iFood.

iFood Benefícios: usuário e atendimento

O intuito de diminuir telas e fricções também ocorre pelo lado do usuário, uma vez que o atendimento, pedido de novo cartão e troca de senha não precisam passar pela área de recursos humanos de uma empresa que usa o iFood Benefícios, pois a companhia aposta no autoatendimento.

De acordo com a empresa, o chatbot da plataforma registrou 2,5 mil chamados no último mês de dezembro, a maioria dúvidas pontuais dos usuários. Por sua vez, o atendimento com profissionais (focado em dúvidas mais críticas e nas empresas) foram 750 no mesmo período. Vale dizer, o robô de conversação e informacional e traz uma FAQ para o cliente, caso não tenha resposta, ele é transferido para o transbordo humano.

Além disso, o iFood revela que mais 90% das questões do Benefícios que chegam ao atendimento são respondidas em até 24 horas úteis (horário comercial). E 22% das chamadas que são direcionadas para este canal já são levadas para o atendimento via WhatsApp.

Em outra matéria publicada pelo Mobile Time na última quinta-feira, 30, Freitas revelou que a plataforma de benefícios acumulou 900 mil acessos únicos ao app nos últimos doze meses.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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