A Synerjet, empresa especializada na venda de aeronaves, fechou uma parceria com a Pyka (leia-se pái-ka), startup americana responsável pelo desenvolvimento de aeronaves elétricas para comercializar o Pelican Spray, uma aeronave agrícola autônoma e totalmente elétrica, no mercado brasileiro. A parceria tem como objetivo reduzir custos operacionais dos agricultores e promover práticas mais sustentáveis no setor agrícola.
A startup americana expandiu sua atuação internacional nos últimos anos com foco na América do Norte e América Central, e através da parceria com a Synerjet busca consolidar sua presença na América do Sul. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de diversos bens agrícolas, como soja, café e açúcar, sendo visto como um mercado estratégico para o desenvolvimento dessa tecnologia.
“O Brasil é um grande mercado agrícola, o que nos manterá ocupado por um longo período consolidando e satisfazendo o mercado com o nosso produto aqui”, conta Michael Norcia, CEO da Pyka.
O Pelican Spray é 100% autônomo, com um conjunto de cinco baterias intercambiáveis, que permite que elas funcionem de forma ininterrupta, com capacidade para cobrir até 90 hectares por hora. Ela consegue transportar até 300 litros de carga útil, com uma taxa de aplicação de até 10 litros por hectare.
A aeronave também é capaz voar em condições de tempo adversas, se utilizando também de diversos sensores para aferir as condições climáticas. Em caso de condições severas, a própria aeronave pode se desligar durante a operação. “A aeronave pode cancelar a operação devido ao vento, enquanto o humano pode cancelar devido à chuva”, explica Norcia.
Estima-se que esse modelo de drone proporcione uma redução de custos operacionais de cerca de 50%. “Primeiro ponto, combustível. A gente não está utilizando combustível, está utilizando uma aeronave elétrica de autoeficiência que reduz drasticamente o custo”, explica Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
“Segundo ponto, manutenção. O motor de um trator possui centenas de partes móveis. Essa aeronave possui apenas um: a hélice. A manutenção da aeronave é muito simples, o que reduz o custo operacional”, acrescenta
A startup possui uma frota de cerca de 10 aeronaves agrícolas em operação no mundo atualmente, e espera vender pelo menos 20 unidades neste primeiro ano no Brasil.