Um novo projeto de wearable device parece nascer a cada dia depois que a Apple anunciou sua entrada nesse segmento com o Apple Watch. Cada concorrente procura se diferenciar de alguma forma. A mais recente novidade apresentada é o Emvio, um relógio conectado que promete medir o nível de estresse do usuário em tempo real. Após dois anos trabalhando em sua concepção, os criadores do Emvio abriram uma campanha de financiamento colaborativo no Kickstarter: esperam levantar US$ 250 mil até o dia 21 de abril para poderem fazer um primeiro lote comercial do produto ainda este ano.

O Emvio classifica o nível de estresse do usuário a partir da constante medição do seu pulso. O resultado é mostrado em uma escala de 0 a 10, dividida em três níveis: normal (até 3); estresse médio (4 a 7); e estresse alto (8 a 10). Quando o indivíduo chega ao nível alto de estresse, o relógio envia um alerta e sugere ações para que se acalme. Os dados são todos enviados via Bluetooth Low Energy a um aplicativo no seu smartphone, onde é possível acompanhar o histórico do seu nível de estresse e correlacionar as variações com acontecimentos no seu dia a dia.

Segundo a empresa, com base em dados de estudos feitos nos EUA, 80% da população sente sintomas físicos decorrentes de estresse, como dores de cabeça, tensão muscular e indigestão. 48% sofrem de distúrbios de sono por causa de estresse. E 33% consideram seu nível de estresse alto.

O Emvio também mede os batimentos cardíacos e as calorias queimadas. O relógio é dotado de um sensor ótico para o pulso e um sensor de contato com a pele. O monitoramento, portanto, prossegue independentemente de o smartphone do dono estar por perto ou não. A comunicação com o telefone é feita via Bluetooth Low Energy (BLE).