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A Enel (AndroidiOS) chegou recentemente a 150 mil medidores inteligentes (smart meters, no original em inglês) de energia elétrica instalados na cidade de São Paulo. De acordo com René Garrido, responsável por medição remota da concessionária, a meta original dos 300 mil sensores instalados até o final do ano está em curso.

A meta se mantém. Como informado no release, a instalação dos 150 mil medidores inteligentes da primeira fase já foi concluída. Os outros 150 mil equipamentos da segunda etapa começam a ser instalados ainda no primeiro semestre, com previsão de conclusão até o final deste ano”, disse em resposta a Mobile Time.

Como funciona

Enel

Medidor inteligente da Enel (crédito: divulgação)

Garrido explica ainda que a conexão do medidor inteligente – com o concentrador de dados – ocorre por meio da própria rede elétrica (PLC). Desse modo, o concentrador de dados armazena as informações e transmite via rede 3G/4G para os sistemas da Enel. O executivo explica ainda que trabalham com dois provedores de conectividade, mas não revelou seus nomes.

Em relação ao consumo de dados, o responsável pela medição remota afirma que há atualmente 3 mil concentradores de dados instalados para esses 150 mil medidores, sendo que cada concentrador usa aproximadamente 2,5 MB por mês de volume de dados móveis. Ou seja, em média, o volume de dados mensal é de 7,5 GB dos medidores da concessionária de energia.

Os equipamentos são fabricados pela Ducati no Brasil com plástico reciclável em um design feito pela própria Enel. A conclusão da fabricação dos smart meters de segunda fase deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2022.

Instalados

O investimento para a instalação dos 300 mil smart meters é de R$ 227 milhões, sendo R$ 121 milhões com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e R$ 126 milhões aportados pela Enel.

Os 150 mil smart meters foram disponibilizados para clientes de bairros da zona oeste de São Paulo, como Perus e Pirituba. Como resultado desta primeira parte da instalação, 70 mil faturas são geradas mensalmente por meio de leitura remota. Em alguns casos, a Enel consegue cortar ou religar a energia sem a necessidade de intervenção direta de colaboradores.

 

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