A Zenvia comunicou nesta quinta-feira, 31, que a Tencent adquiriu mais uma leva de ações Classe A ordinárias da empresa brasileira. A gigante chinesa agora detém indiretamente pouco mais de 1,795 milhão de ações ordinárias Classe A da Zenvia, representando 10,2% das ações Classe A (ou 4,3% do total de ações ordinárias) e 0,7% de poder de voto, de acordo com o documento.
Essa não é a primeira vez que a Tencent vai ao mercado comprar ações da empresa de plataforma de comunicação com o cliente. No dia 19 de janeiro, a dona do WeChat adquiriu pela primeira vez no mercado a mesma quantidade de ações da Zenvia.
Em conversa com Mobile Time, Chay Chor, diretor de Relações com Investidores da Zenvia, explica que o relacionamento com a Tencent começou em novembro do ano passado. “Fizemos várias reuniões por vídeo para eles entenderem o negócio e viram que era um bom investimento. Desde então, mantemos um relacionamento próximo. Eles se reconhecem um pouco em nós, porque eles também eram uma empresa de business de SaaS no início dos anos 2000”, explica.
Chor conta que a relação não mudou porque a chinesa é uma investidora minoritária, mas acredita que o interesse deve continuar. “Eles optaram por não participar da governança agora, mas nada impede que a relação evolua.”
A Tencent fez a segunda aquisição depois da divulgação dos resultados financeiros da Zenvia, quando anunciou que encerrou 2021 com receita líquida de R$ 612,3 milhões. O anúncio acabou resultando em um aumento de 50% nas ações da empresa em duas semanas. “Eles fizeram um investimento porque viram que temos um upside grande, ou seja, ações baratas versus o potencial da empresa”, disse Chay. “Tivemos os US$ 50 milhões da Twilio (no IPO) e agora somos corroborados pela Tencent. São selos de qualidade”, continua.
“Para nós, a vantagem é que a Tencent tem um peso. É um investidor global que tem expertise em tecnologia. Saber que esse investidor enxerga que estamos no caminho certo é um carimbo de qualidade”, diz Chor.